A leitora Maria Eudoxia Telles Pereira nos enviou o seguinte pedido: “Vocês bem que podiam fazer uma matéria sobre o Bondindinho. Além dos cobradores super estúpidos, os motoristas também estão muito mal educados”.
Logo após, lançamos no facebook a seguinte pergunta: “Usuários do bondindinho, como tem sido o tratamento dos funcionários com vocês?”. O que surpreendeu foi a quantidade de comentários negativos. Confiram abaixo.
“O cúmulo do absurdo que já vi é limitarem o número de idosos por bondindinho… só porque é de graça… não se pode limitar.” – Heloiza Pilatti
“bom, a 13 anos eu pegava o bomdinho para ir pra aula, quando ainda era seguro, eu tinha 10 anos e ia sozinha. O que vejo hj e a vontade de acelerar dos motoristas, muita. Cobradores, tem os estupidos que fazem cara feia se vc nao tem nota de menor valor, e ja fui bem atendida pro cobradores que dao bom dia, raros.” – Any Costa
“Acho que quem não gosta do que faz, deveria pedir a demissãp e dar oportunidade a quem quer realizar o serviço com amor.” – Dany Silva
“É ..as vezes pego para dar uma voltinha,como se fosse turista..mas alguns são simpaticos e calmos os motoristas..já outros ke infelicidade..devem ter cursos de boas maneiras..a empreza é culpada, é ela ke deve ter pessoas qualificadas, senão contrata outros..já escolho akele motorista ke sei ke é bacana e seu cobrador..mas o turista ..hoo coitado…rss.” – Rosely Sulla Sturmer Sulzbach
“Nas antigas os motoristas e cobradores permaneciam mais tempo no emprego. Era possível conhecer os funcionários. Daí a cordialidade era mútua, havia respeito de ambas as partes. Hoje, de fato, está diferente. Existe a rotatividade, muitos motoristas ou cobradores não se adaptam. Talvez o salário não compense e muitos aceitam trabalhar provisoriamente, de olho numa chance em outro setor, com melhor recompensa. Daí, certamente o nervosismo e a estupidez. Quem sofre com o problema é o cidadão, que as vezes é desrespeitado. A empresa divulga o telefone para atender as reclamações dos usuários, mas poderia também selecionar melhor o empregado, para evitar esse tipo de aborrecimento.O bondindinho não pode perder sua marca, de proporcionar um passeio gostoso, ao invés de partir para uma politica desastrada, de almejar apenas o lucro. Olha, se é para continuar dessa forma, então que o município assuma a concessão, diminua o número de veículos e torne o serviço novamente como um equipamento turístico.” – Pedro Paulo Gonçalves
“Estive em Balneário do dia 19/12 até dia 06/01 e pegamos a mudança de preço. Mas o que me chateou muito foi o grande número de idosos, o bondindinho sempre lotado e eles chegando… entrando… e se acumulando e vendo que não havia mais espaços para eles, acho um desrespeito por que paga a passagem que por sinal caríssima.” – Lenise Aquino Litter
“O valor da passagem sofreu um aumento absurdo em Janeiro. Eu utilizo todos os dias, duas vezes ao dia. E sim, tem muito cobrador bem mal educado. Mas tem os educados tambem. O problema maior que vejo é que na temporada eles ficam extremamente LOTADOS. Entendo que o numero de gente triplica, mas entao, ja que aumentaram tanto a passagem, poderiam fazer algum esquema diferente. Por exemplo, aumentar a quantidade de carros nessa epoca e tambem fazer carteirinhas e sinalizar os bondes. Tipo um so para turista e outro so para moradores, sem diminuir a quantidade, nem os horarios que passam. Entendo que seja um meio para os turistas se moverem , mas é triste vc travalhar o dia todo e ter que voltar de pé se apertando dentro daquela lata de sardinha.” – Priscila Giovanella
“é verdade sim, são muito mau educados” – Carlos Alberto Alves
“(…)Além dos cobradores super estúpidos, os motoristas também estão muito mal educados! Concordo!” – Caroline Luz
“Minha vó e minha tia Ana Netto relataram um péssimo atendimento! Lamentável!!!” – Aline Calvetti
“Sim concordo com todos .Como minha sobrinha falou ,cobradora e motorista sem educação.” – Ana Netto
“O preço é muito alto para a qualidade do serviço. Os veículos são as mesmas geringonças de 20 anos atras. PIOR – AUMENTARAM O PREÇO DAS PASSAGENS “porque é utilizado por turistaz” conforme foi dito por um porta voz. Acho que cabe à PM de B.C. fiscalizar e cobrar, pois é sim uma alternativa de transporte para muitos moradores. Mas assim?” – Max-Imóveis Litoral Corretor
“Educação péssima tanto dos cobradores quanto dos motoristas e o valor CARIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO” – Rosilei Marques Baqueta
“A maneira como estão tratando os idosos está pior ainda.E isto sem contar que agora começam a chegar na cidade os grupos da ‘melhor idade’.” – Maria Eudoxia Telles Pereira
“Péssimo pro valor que estão cobrando do usuário, motoristas e cobradores mal humorados atendendo pessoas que não tem nada haver com seus problemas pessoais para serem tratados de tal maneira, respeito em primeiro lugar, eles precisam de um treinamento urgenteeeeeeeeee!!” – Elisabete Lobo Rosenbach
“Olha acho q estao passando fome pra cobrar tanto assim so pode ser brincadeira a dona maria tem razao agora chegando inverno so vem a melhor idade e eles nao vao andar a pe no belissimo bal.camboriu ne? E tem q melhorar o atendimento ta complicado mesmo a prinseza de santa catarina n merese uma empreza como a do ‘bomdindinho'” – Guilherme Pires
“Boa tarde pessoal, estou aqui para relatar um resumo de um fato ocorrido na noite de ontem (09), no maravilho, barato, organizado e respeitoso…Bondinho!
Eu peguei o veiculo aproximadamente as 21:00, próximo a rua dos correio(1.101)pois estava indo a trabalhar(barra sul) e o transito estava daquele jeito, que vocês todos já sabem né, nada andava!
Quando chegamos próximo a Havan, o transito evoluiu e a Av. Brasil ficou livre, ai começou todo o problema. O motorista, com o nome ou codinome de JONI, se arrastava a ponto do motor do veiculo falhar e todos no veiculo, ficaram expressados com a situação…inclusive EU! Como estava na parte alta do veiculo, logo atrás da cabine do motorista, eu reparei olhando pela janela, que ele andava e ficava toda hora olhando no retrovisor e foi o momento que coloquei a cabeça para fora e questionei: MOTORISTA, EU SEI QUE VOCÊ NÃO PODE CORRER MAS NÃO ACHA QUE ESTAVA DEVAGAR DEMAIS NÃO?
O motorista enfiou a cabeça argumentando, pedindo para repetir a frase com grosseria e eu a repeti, em seguida ele entrou para dentro da cabine, falando palavras de baixo escalão, me ofendendo, dizendo se quisesse, poderia dirigir que se não estivesse satisfeito, que era para eu tomar… e descer do veiculo!!!
Como se tudo isto não bastasse, com ele falando e gesticulando com a mão para fora da cabine e me olhando pelo vidro traseiro da mesma, ainda fiquei envergonhado com o pessoal do Bonde que se sentiam indignado com o fato que vinha ocorrendo, com pessoas que estavam a passeio que diziam que nunca tinham visto coisa igual em lugar nenhum.
Amigos, não sei como me segurei para não dar um belo tapa neste cidadão pois logo em seguida, piorou a situação. Levantei e peguei o telefone da empresa, sentei e liguei. Logo que fui atendido, com um funcionário na linha, o cidadão(motorista) JONI, parou o bonde no meio da avenida e foi a minha janela, continuou me ofendendo, falando que era pra mim descer e eu estava louco para fazer isso, mas para acabar com a farra dele e para não perder meu direito, pedir que ele entrasse no veiculo para me retirar…coisa que ele não fez e voltou para a cabine! Retornei ao telefone e expliquei que “TODA DISCUSSÃO QUE TINHAM OUVIDO “, era entre mim e um funcionário da Companhia…EXPRESSUL. Imediatamente o funcionário me passou o contato do responsável, Sr. Arlindo que no caso me atendeu muito bem, pedindo desculpas em nome da empresa e que o funcionário seria dispensado dos serviços.
Não sei se o foi feito, sei que Segunda, estarei prestando queixa na delegacia do funcionário e a empresa também, pois se o Sr. Arlindo não for comprometido com o que me foi dito, entrarei com um processo com a mesma.
CAROS amigos, eu me segurei muito para não dar ao pobre coitado o que ele queria pois pratico luta, e nessas horas temos que ter controle do nosso emocional pois é ai que fazemos besteiras e perdemos a razão mas o que queira que todos prestassem a atenção, é na forma que o cidadão(JONI) queria resolver sua raiva, não sei se por problemas pessoais, estresse no transito ou por falta de educação e profissionalismo mesmo, mas que ficou ridículo para o nome da empresa, e para NOSSA cidade perante aos turistas…NÃO TENHAM DUVIDAS!!! – Australianbartender Balneario Camboriu
Comente abaixo e deixe a sua opinião.
Realmente é vergonhoso para nossa cidade, os relatos acima referentes ao bondindinhos. De fato, a empresa tem que rever o treinamento que é dado aos funcionários, pois nenhum cidadão – seja turista ou morador, não merece passar por situações constrangedoras.
Em relação ao preço, é um ABSURDO. Cobrar r$ 3,75 para percorrer as duas principais avenidas da cidade, numa velocidade que chega a ser irritante (Claro, que levando em consideração os dias de trânsito bastante tumultuado, como em feriados e final de ano).
Eu, como moradora de Balneário Camboriu, sugiro a empresa (caso essa matéria chegue ao conhecimento de superiores da Companhia Expressul), que revejam os treinamentos e o quadro de funcionários da empresa, para que não ocorra mais situações que venham denegrir a imagem da Princesa do Atlântico!
Ninguém quer um emprego de m…. desses, exponham o salario e a jornada trabalhista e me digam quem aceitaria trabalhar no bondidinho, os funcionarios não aguentam o estresse continuo e jornada trabalhista cansativa e acabam tendo menos de um ano de duração na empresa, portanto a culpa é dos donos da empresa sim, caiam em cima deles pelas atitudes dos seus funcionario.