Entre sexta-feira (20) e domingo (22) a previsão é de tempo instável com muita chuva em SC, moderada a forte e persistente com acumulados de 100 a 200 mm em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Especialmente no Oeste, Sul e Norte do estado podem ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado o mês inteiro, com chance de quebra de recorde de 24h e mensal. Risco de alagamentos, enchente e deslizamentos/escorregamentos de encostas.
Maré alta e vento dificulta o escoamento das chuvas no Litoral
Os alagamentos na região costeira, podem ocorrer pelas fortes chuvas previstas associadas a maré astronômica de sizígia com preamares de 1,2m em Itajaí, 1,7m em São Francisco do Sul e 1,3m em Florianópolis.
Os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. A partir da segunda-feira a chuva dá uma trégua à SC, porém o risco de alagamentos persiste nas regiões costeira até terça-feira, dia 24, pois o vento de sudeste (SE) continua atuando constante ao longo da costa e só para de atuar na quarta, favorecendo a melhora da situação.
Ressalta-se que esses valores de preamares ocorrem no período noturnos (madrugadas) e vespertino do dia dos próximos 4 dias (entre sexta e a terça-feira).
Previsão de acumulados:
Sexta-feira (20/09): 40 a 60 mm em média no estado, podendo ocorrer pontuais maiores.
Sábado (21/09): chuva mais intensa do Oeste ao Litoral Sul, com acumulados de 80 a 140 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Da Grande Florianópolis ao norte do estado, 30 a 60 mm.
Domingo (22/09): 80 a 140 mm em média em todas as regiões, podendo ocorrer pontuais maiores.
No decorrer da segunda-feira a chuva diminui em SC, acompanhe os próximos boletins.