A formação de uma identidade cultural, redução de desigualdades sociais e oportunidades para alunos da rede pública são objetivos do programa “Talentos da Educação”, em Balneário Camboriú. A proposta foi protocolada pelo vereador Claudir Maciel (PSD) nessa terça-feira (18) e seguirá para a pauta de votações.
O programa “Talentos da Educação” dará oportunidades a estudantes da rede pública de Balneário Camboriú desenvolverem habilidades práticas de música, teatro, dança, artes, esculturas, pinturas e outras atividades a serem identificadas pelas associações de pais e professores das unidades educacionais.
As ações do programa serão financiadas por empresários que resolverem aderir aos projetos de alunos cadastrados pelas associações de pais e professores na Secretaria de Educação. Em contrapartida, os parceiros terão isenções em impostos municipais e possibilidade de associar sua marca empresarial a esses projetos sociais.
Os projetos de cada um dos talentos da educação serão acompanhados por comissão formada por membros do Ministério Público, Legislativo, Executivo e sociedade civil. “Teremos a oportunidade de dar um futuro a esses alunos, longe da criminalidade, e desenvolver uma cultura permanente em nossa cidade”, esclarece o vereador Claudir Maciel.
Turismo cultural
Os objetivos a longo prazo do programa são a definição de uma identidade cultural para Balneário Camboriú, impulsionada pelas atividades desenvolvidas pelos alunos da rede pública, além da possibilidade de movimentar a economia local com a vinda de turistas para acompanhar eventos culturais.