Na segunda-feira (7), aconteceram os desfiles cívicos em Balneário Camboriú, alusivos ao Dia da Independência do Brasil. Foram realizados dois atos cívicos, um durante a manhã na Avenida Atlântica e o segundo à tarde no Bairro da Barra.
Os dois atos cívicos tiveram a participação de aproximadamente 10 mil pessoas desfilando. Além disso, segundo a Secretaria de Segurança e Incolumidade Pública, mais de 7 mil pessoas assistiram o desfile na Avenida Atlântica e cerca de 5 mil no Bairro da Barra.
A organização ficou por conta da Secretaria de Educação e teve como tema do desfile “Plano Municipal de Educação: 20 metas e direção ao futuro da educação no município”. Cada unidade escolar representou, pelo menos, uma das metas que compõem o documento.
Além das unidades e fanfarras da Rede Municipal de Ensino, outras dezenas de entidades e autoridades participaram dos desfiles. A abertura dos atos cívicos iniciou, nas duas ocasiões, pelo pelotão das bandeiras.
Acompanhados de secretários municipais e vereadores, desfilaram o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, com a bandeira de Balneário Camboriú e o presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Probst, com a bandeira do Brasil, nas duas oportunidades.
Já a bandeira do Estado de Santa Catarina foi apresentada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann Junior, na Avenida Atlântica; e pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fabio Flôr, no Bairro da Barra. A execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Balneário Camboriú ficou por conta de Rafael Petry, no acordeom, e Hilda Carolina Deola, no vocal.
Entre os demais participantes estavam Secretarias Municipais; Câmara de Vereadores; forças de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal Armada, Agentes de Trânsito, Agentes de Trânsito e Guardas Municipais Mirins; instituições de ensino públicas estaduais e privadas e universidades que atuam no município como a Univali, Udesc, Avantis e escolas estaduais e privadas; e entidades em geral, de classe e de apoio, como grupos de escoteiros, grupos de idosos, associações comunitárias e instituições como APAE, AFADEFI, Associação Dragão Negro, Lions, entre outros.
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, lembra a importância da Independência do Brasil. “É importante reviver a independência do nosso país e enaltecer o amor à nossa pátria. É encantador ver a participação da comunidade balneocamboriuense nos desfiles de 7 de setembro, demonstrando exemplo de civismo. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram os atos cívicos, seja desfilando ou assistindo”, conclui.
Participação da Secretaria de Segurança
Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú participaram dos desfiles de 7 de Setembro. Os dois grupos da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, demonstraram ainda o aparato de trabalho como motos, quadriciclos e viaturas.
A Secretaria de Segurança também levou para o desfile o grupo de formandos do curso de guardas, num total de 67 homens e mulheres que serão incorporados ao efetivo atual de 83 integrantes. Guardas e Agentes Mirins, que representam os 16 Centros de Educação Municipal de Balneário Camboriú, também desfilaram.
“Foi tudo muito bem organizado“, disse o secretário de Segurança, Edemir Meister, que desfilou com os demais secretários no pelotão de abertura do evento.