• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praças da Cultura e Bruno Nitz recebem performances e atividades gratuitas de dança contemporânea em BC

O evento acontecerá nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

PUBLICIDADE
(Eduarda Vespa)
(Eduarda Vespa)

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, a Dança contemporânea vai estar presente em duas praças de Balneário Camboriú com o projeto de performance nas ruas “EU + Som”, com concepção e direção do bailarino e coreógrafo Fernando Dalla Nora, diretor do Núcleo Corpóreo – Dança Contemporânea.

No sábado (31), terão performances e atividades que vão interagir com os espectadores, com início às 16h, na Praça da Cultura, aberto ao público. No domingo (1), o evento será em frente ao Teatro Bruno Nitz, a partir das 16h, com performances e palestra com o bailarino, coreógrafo e artista plástico convidado, Edson Fernandes (SP). Toda programação é gratuita e o público está convidado a prestigiar e fazer parte do evento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O evento é organizado pelos bailarinos Fernando Dalla Nora e Ruan Nunes, proponente do projeto, ambos representantes do Núcleo Corpóreo – Dança Contemporânea. O patrocínio é da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural e Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Programação:

31.OUT – Praça da Cultura / 16H – Performance / 17H – Atividades abertas ao público
Serão propostas pequenas dinâmicas para que os espectadores interajam com os artistas através de estímulos sonoros que serão oferecidos durante as apresentações.

01.NOV – Praça Bruno Nitz / 16H – Performance / 18H – Palestra sobre Processo de Criação
Neste dia serão abordados temas sobre o processo criativo, que tem como base a vivência do bailarino, coreógrafo e artista plástico convidado, Edson Fernandes de São Paulo (SP).

Sobre o projeto de performance nas ruas: “EU + Som”
A concepção do trabalho “Eu+Som” foi desenvolvida com base em registros de comportamentos corporais pelo bailarino e coreógrafo Fernando Dalla Nora, diretor do Núcleo Corpóreo – Dança Contemporânea. Durante as performances é abordado constantemente o “Eu” que é movido pelo som de maneira natural com movimentos que retratam como o ser humano se comporta ao ouvir determinado fenômeno acústico, estes, apresentados por meio de sonoridades propostas ao vivo (músicas, atmosferas, silêncios, ruídos e barulhos). O cenário é constituído do próprio espaço, corpo e sonoridade propostas no momento, frutos dos próprios artistas que criam situações a partir do seu imaginário, que se movimentam e dançam.

Além dos bailarinos, a reação do público presente ao som também é parte do processo de pesquisa. Com vivência no universo da música eletrônica, o pesquisador observa durante a performance o comportamento das pessoas de acordo com a sua disposição em se mover, relacionado com a atmosfera sonora que lhe é oferecida através de sons relaxantes, eufóricos, emocionantes e pesados.

Focado na pesquisa coreográfica, esse projeto visa então estimular a reflexão sobre a proposta apresentada, que faz os envolvidos em cena, bailarinos e público, buscarem diferentes possibilidades a cada movimento descoberto, trazendo inovação e originalidade. Desta forma, a arte em suas diferentes formas de expressão se torna um meio de comunicação entre artistas e público, que dialogam para chegar em questionamentos e ao entendimento daquilo que lhe é provocado. Para completar a proposta do projeto também será oferecida uma palestra sobre o processo criativo, que tem como base a vivência do bailarino, coreógrafo e artista plástico convidado, Edson Fernandes de São Paulo (SP).

Sobre o palestrante

Edson Fernandes é bailarino, coreógrafo e artista plástico. Atualmente é diretor e orientador do “projeto+1coletivo”, professor e preparador de dança contemporânea na Cia. Sansacroma em São Paulo, professor de dança contemporânea no Pavilhão D Centro de Artes, e professor no I.O.A ( Instituito de Orientação Artística) em Jundiaí (SP). No site www.projetomais1coletivo.com é possível conhecer mais sobre a carreira e trabalhos desenvolvidos pelo artista.

Sobre o Núcleo Corpóreo

O Núcleo Corpóreo – Dança Contemporânea, completa quatro anos de existência, viabilizados e mantidos por meio de programas de incentivo a cultura. A companhia surgiu em 2011, para concretizar a proposta do diretor Fernando Dalla Nora de criar sua própria linguagem de dança. Desde então, vem se mantendo com recursos obtidos em apresentações esporádicas e editais de apoio.

Click CamboriúNotíciasPraças da Cultura e Bruno Nitz recebem performances e atividades gratuitas de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias