O Programa Praia Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) já contribuiu para solucionar 81 casos de crianças perdidas nas praias de Balneário Camboriú. A equipe formada por 40 monitores realiza nas temporadas a distribuição de pulseiras infantis de identificação. As ações têm finalidade de evitar ou auxiliar nos casos de menores que se perdem de seus responsáveis.
Desde a segunda quinzena de dezembro, início das atividades desta temporada, os monitores já distribuíram 35.087 pulseiras. Nelas consta o nome da criança e do responsável, além do telefone para contato e ponto de milho mais próximo à família. Os monitores, que cursam na área ambiental de faculdades da região, continuarão os trabalhos até o fim do feriado de Carnaval.
Além das pulseiras, sacolas oxibiodegradáveis são entregues aos frequentadores das praias. Até o momento foram distribuídas 200.231 unidades, junto às orientações dos monitores a respeito do descarte consciente do lixo. Segundo o coordenador de eventos da Semam, Luciano Reis, desde sua criação, o Programa Praia Limpa vem contribuindo para uma maior sensibilização por parte de moradores e turistas, no cuidado com as praias. “Nossos bens naturais devem ser preservados não somente na temporada, mas nos 365 dias do ano. O trabalho do Praia Limpa é orientar e garantir que isso aconteça“, ressalta Reis.