Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú desta terça-feira (17), o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Roberto Souza Junior (PMDB), Marcelo Achutti e Leonardo Piruka (PP) que regulamenta utilização de containers para fins comerciais ou residenciais no município.
O PL revoga e altera a Lei Municipal n° 2.996/2009, que proíbe colocação de salas comerciais e ou residenciais neste tipo de equipamento, geralmente utilizados para transportar cargas em navios e trens.
É uma tendência da arquitetura atual e a sua proibição causa retrocesso ao município
De acordo com Roberto Souza Junior, a liberação é válida tanto por uma questão estética, quanto ambiental. “Nos dias atuais existem aplicações aos containers harmonizando os ambientes, sendo inclusive ecologicamente corretos. É uma tendência da arquitetura atual e a sua proibição causa retrocesso ao município”, afirma Roberto.
A proposta, protocolada em setembro do ano passado, exige que os proprietários sigam algumas normas, como a obrigatoriedade de captação da água da chuva, padrão mínimo de tamanho da construção, e a inclusão de pelo menos duas vagas de garagem.