A 2ª Guerra Mundial foi um marco na história e refletiu em todos os países. O Brasil participou de combates nos dois últimos anos (1944/1945), porém, esta passagem foi decisiva.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que tinha como lema “A cobra vai fumar”, conquistou algumas cidades e saiu vitoriosa em muitas batalhas, aprisionando cerca de 20 mil soldados inimigos. Ao fim da Guerra, os combatentes brasileiros regressaram ao país e retiraram o então Presidente Getúlio Vargas do poder.
Em meio às conquistas da época, muitas famílias sofreram com a guerra, e em honra a todos os soldados foi criada a Associação Nacional dos Veteranos da FEB, para manter viva a memória dos bravos combatentes brasileiros.
Dos 25.334 membros, 19 eram camboriuenses e em honra as suas memórias, neste sábado, dia 23 de julho, será realizado na Praça dos Expedicionários – (entre as Ruas José Francisco Bernardes e Mauricio Garcia) uma Solenidade Militar de Inauguração do Monumento da Força Expedicionária Brasileira. Além disso, o exército fará entrega da Medalha Eternos Combatentes da FEB, aos familiares dos camboriuenses que participaram da 2ª Guerra Mundial.
O monumento e o evento de honrarias é uma iniciativa de Sandro Rocha, que está no comando do Anjo da Guarda Fest. “As famílias dos camboriuenses combatentes careciam de uma homenagem como esta e agora a bravura destes soldados será eternizada neste monumento”, comentou Rocha.
Conheça abaixo o nome dos soldados homenageados:
Acácio Garcia
Adolfo Francisco Bernardes
Amaro Pedro Manoel Mereciano
Antonio Bastos Filho
Estácio
Irineu Linhares
Itamar José Jacinto Soares
José Bernardino Coelho
José Fermínio
José Ignácio da Rocha
Lauro Jacinto Soares
Manoel Antônio Linhares
Osmar Dutra de Mello
Osni Chaves Cabral
Paulo Luiz Rodrigues
Pedro Amaro Pereira
Rodolfo Felipe Rosa
Sebastião dos Santos
Venézio Assi