Moradores de Balneário Camboriú e turistas agora contam com mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Após seis meses fechado para adequações e reformas, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta foi reaberto na manhã deste sábado (29).
O espaço contém trilhas ecológicas, horto, viveiros, jardim, labirinto e a grande novidade: o parque de esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder. A reabertura faz parte da programação do aniversário de 53 anos de Balneário Camboriú.
Durante a reabertura, foi assinada a contratação do Plano de Manejo do Parque, que prevê as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais do espaço. “É um local para trabalharmos nossa consciência ecológica. Além desse parque, queremos transformar outros em nossa cidade para que seja um espaço onde famílias, alunos e escolas possam interagir com a natureza, visitar e principalmente trabalharmos a conscientização do meio ambiente”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.
Na ocasião, integrantes do Grupo de Escoteiros Leão do Mar hastearam as bandeiras do Brasil, Santa Catarina e de Balneário Camboriú. Também teve a apresentação do coral da melhor idade, da Secretaria da Pessoa Idosa.
Quem adorou a reabertura e readequação do espaço foi a jovem Bruna Beatriz Bine, do Grupo de Escoteiros Leão do Mar. “Eu venho para o Parque desde 2008. Adorei as mudanças, as adequações e as trilhas que foram revitalizadas”, disse a garota. A aposentada Wanda Fernandes, moradora de Florianópolis, aproveitou o final de semana em Balneário Camboriú para conhecer o local. “Primeira vez que venho até aqui. Gostei muito do espaço e desse contato com a natureza. Adorei também as esculturas aqui no meio do parque”, contou.
Melhorias no Parque
Dentre as melhorias feitas no local estão a construção da Estação de Tratamento de Efluentes compacta, reforma dos sanitários e revitalização das trilhas. As 22 esculturas são o novo atrativo do parque. As obras, que pertencem ao Instituto Jorge Schröder, foram esculpidas em mármore Corteccia e pelas mãos de autores das mais diversas nacionalidades. O mármore, utilizado em todas as obras, têm qualidade semelhante ao do tipo Carrara e é proveniente do município de Camboriú.
O Parque Raimundo Malta está localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios e ficará aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras quando o local fecha para manutenção. O horário de funcionamento durante a semana será das 13h às 17h e nos finais de semana das 10h às 17h.
Histórico do Parque
Através do Decreto Municipal 2.351 de 1993, o Parque Ecológico Rio Camboriú foi criado com o objetivo de disponibilizar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza, para a educação ambiental, pesquisa de fauna e flora e viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais da Mata Atlântica. Em 2006, pela Lei 2.611/03/07/2006, o espaço recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em homenagem a um dos seus fundadores.
Com 172.625 m², o espaço possui seis trilhas ecológicas, abriga os setores administrativos e técnico da Secretaria do Meio Ambiente, um horto de plantas medicinais, viveiro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, além da realização de atividades voltadas a preservação do meio ambiente.
Comments are closed.