Os projetos de melhorias para o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder foram apresentados pelo superintendente da Infraero, Luciano Segura e pelo gerente de Negócios em Logística de Cargas, Jaison Rafael Mello, na noite de segunda-feira (31), na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), para empresários, autoridades políticas, associados das entidades de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú e para a comunidade.
Inicialmente, o superintendente disse que Navegantes tem um diferencial em comparação aos demais aeroportos do Brasil. “Digo isso com números: ano passado a média de decréscimo de passageiros no Brasil ficou entre 15% e 18%, enquanto Navegantes foi de 0,8%. Só perdemos esses passageiros pois São Pedro não ajudou muito. Mas mesmo assim movimentamos 1,5 milhões de passageiros e 3,5 mil toneladas de cargas”.
Complexo Logístico Multimodal Sul
Conforme Mello, os projetos de melhorias para o aeroporto são divididos em dois. O primeiro é o Complexo Logístico Multimodal Sul, que prevê a construção do muro patrimonial no entorno da área desapropriada. Também a construção de uma via de ligação interna entre o pátio de aeronaves e o Complexo Logístico. Construção de pátios, armazéns e demais facilidades para a operação multimodal em área de 100 mil m2 e migração da atual operação para o novo complexo. “Essa concessão será de 25 anos, com investimento de R$38 milhões e a área concedida será de 104 mil m²”, observou, ao dizer que esse edital deve ser lançado em duas semanas.
Inova Navegantes
Na sequência, Mello apresentou o Inova Navegantes que abrange o Edifício Garagem, que pretende ampliar de 346 para 1.000 vagas de estacionamento, agregando uma série de serviços ao usuário. Também a construção de um hotel, com capacidade para 100 leitos, com estacionamento próprio e espaço para convenções. Já no terminal de passageiros haverá melhorias tanto na área de embarque quanto de desembarque, com total reforma e revitalização dos espaços.
O superintendente salientou que serão obras que vão aumentar o aeroporto em 62%, num investimento estimado de R$241 milhões. “Certamente Navegantes e a região merecem esse investimento, pois estamos numa região com diversas vocações, temos turismo, negócios, esportes, lazer”, destacou, ao enfatizar ainda a importância do apoio das entidades e das forças políticas para que os projetos tenham andamento. Já que existe um impasse quanto a desapropriação das áreas do aeroporto.
O presidente da ACIN, Rinaldo Luiz de Araújo, salientou que o tema será levado para o encontro do Fórum Parlamentar, no próximo dia 21 de agosto. “Antes de tudo, é preciso resolver a situação das famílias que estão na área”, frisou.
Já o presidente da ACII, Eclésio da Silva, falou da importância das melhorias para o aeroporto, colocou a entidade à disposição para auxiliar no que for necessário e falou o quanto o transporte aéreo é fundamental para a cadeia logística. “Seria excelente para o Comércio Exterior a expansão em Navegantes. Hoje há uma demanda reprimida que utiliza Viracopos e Guarulhos. Tenho total convicção que dobraria a movimentação de cargas. Precisamos trabalhar juntos para que isso aconteça”.
Aeroporto em números:
- Segundo maior Aeroporto internacional de Santa Catarina;
- Opera as principais linhas aéreas do país;
- Voos diários para Porto Alegre, Congonhas, Campinas, Guarulhos e Rio de Janeiro;
- Em 2016 foram transportados cerca de 1,5 milhão de passageiros;
- 3,5 toneladas movimentas em 2016;
- Média de 68 voos por dia.