O comércio de Balneário Camboriú está em clima de Natal. Seja na roupagem diferenciada das vitrines de lojas e pontos comerciais, ou até mesmo nas promoções especiais, a data já é percebida pela cidade. Os comerciantes estão empolgados neste final de ano, principalmente pela chegada da temporada de verão, que deve ser beneficiada pelo aumento no dólar.
O movimento na cidade nesta época do ano cresce, possibilitando o dinamismo na economia. O Natal chega para confirmar as expectativas positivas dos comerciantes. “A previsão é que recebamos mais turistas e que os brasileiros que iam viajar para o exterior, prefiram os destinos brasileiros“, comentou o presidente do Sincomérico, Hélio Dagnoni. O presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), José Roberto Cruz, diz que as promoções na cidade estão a todo vapor. “O incentivo às compras é importante. Acredito que este ano as vendas aumentem, principalmente na compra de presentes, como calçados, confecções e celulares“, afirma.
A movimentação nos dois shoppings da cidade também já começou. No Balneário Shopping, a decoração de Natal já foi instalada e ficará até a primeira semana de janeiro. “Este ano, a decoração é baseada no Quebra-Nozes. As crianças poderão se divertir no carrossel, ouvindo as histórias do urso Ted e com a banda do Papai Noel“, comentou a representante do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso. “É claro que o bom velhinho não poderia faltar, ele vai atender as crianças até o dia 24 de dezembro“, completou.
No Shopping Atlântico, os preparativos iniciaram nesta semana, onde os primeiros retoques já dão o ar do festejo. “O tema da decoração é Doce Natal. A maior novidade da data será a Fábrica de Bolachas, a Fabulacha, com inauguração prevista no dia 18 de novembro. Lá as crianças de 4 a 10 anos poderão confeitar as bolachas e se divertir gratuitamente“, disse a gerente de Marketing, Carmel Siveira.
Em relação às vendas, a positividade é compartilhada mesmo com o atual momento econômico que vive o país. Para este final do ano, é estimado um crescimento econômico se comparado com o mesmo período no ano passado. “Um fator que têm influenciado a procura das pessoas pelo Shopping é o tempo instável, já que aqui encontram uma opção completa de divertimento, com praças de alimentação, cinema e lojas“, complementou Elizângela.
Além dos shoppings, Balneário Camboriú tem centenas de opções para que o Natal dos moradores, dos trabalhadores e dos turistas não passe despercebido. Algumas lojas optaram por enfeitar as vitrines antes mesmo do período considerado pré-natalino. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, motiva para que além dos comerciantes, os moradores, os condomínios efeitem também suas fachadas. “As residências, os apartamentos enfeitados, podem transformar muito o Natal de uma cidade. Gostaríamos que as pessoas entrassem também nesse clima que já é visto na cidade, e a deixassem ainda mais bonita. Uma cidade enfeitada, é capaz de alavancar ainda mais a economia desta que é a principal data de vendas para nossos comerciantes“, analisou Ademar.