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Núcleo de Educação Infantil de BC receberá três robôs ROPE nesta quinta-feira, 13

O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças

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ROPE SORAYA DA SILVA 34
Divulgação

Balneário Camboriú foi a primeira cidade do país a utilizar em sala de aula um brinquedo de programar de forma sistemática, o “ROPE”. O brinquedo inovador permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. No mês de maio três robôs foram entregues no NEI Carrossel e agora o projeto irá ampliar. Nesta quinta-feira (13), às 14h, serão entregues mais três robôs para as crianças do Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel, no Bairro Vila Real.

O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor. O robozinho simpático, feito de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. Junto com eles, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, como tapetes pedagógicos, e também serão realizadas formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

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O “ROPE” foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público. O robô poderá ser usado na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis por sua programação.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil.

Saiba mais sobre o ROPE

A concepção e produção dos brinquedos é resultado de um esforço continuado de pesquisa da Univali que contou com pesquisadores do Mestrado e Doutorado de Educação trabalhando em conjunto com pesquisadores do Mestrado de Computação Aplicada e dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design. O projeto do brinquedo foi evoluindo gradativamente considerando simultaneamente as necessidades e potenciais de desenvolvimento da criança e os desafios de eletrônica, engenharia e design para sua produção a um baixo custo. O brinquedo é resultado de mais de três anos de pesquisas. O projeto inclusive recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação como sendo um projeto altamente inovador e potencial impacto social.

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