No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), foi firmada uma parceria entre Balneário Camboriú e Camboriú em prol da qualidade e recuperação do principal rio que banha a região: o Rio Camboriú. A assinatura do termo, pelos prefeitos Fabrício Oliveria e Élcio Rogério Kuhnen, aconteceu durante o IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, realizado no Teatro Municipal Bruno Nitz.
O simpósio teve como tema a “Integração entre as cidades” e além dos prefeitos de ambos os municípios, estavam representados, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Comitê do Rio Camboriú, Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), além de representantes de órgãos municipais.
O evento iniciou com uma contação de histórias pelo ator Fábio Aurélio Castilho, em seguida as autoridades deram seu depoimento a respeito do olhar do Poder Público sobre os recursos hídricos. Logo após, foi apresentado o Diagnóstico da Bacia Hidrográfica e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Saneamento dos municípios e assinado o Pacto pelo Rio Camboriú, pelas mãos dos prefeitos e secretários do Meio Ambiente.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, falou que há ações que devem ser realizadas para proteger a cidade e seus moradores de forma emergencial. “Uma delas, sem dúvida nenhuma, é a proteção de nossas águas. E nossa união neste tema é fundamental para que o projeto tenha êxito. O Rio Camboriú divide ambos os municípios pela questão geográfica, mas ele agora também nos une, pela sustentabilidade ambiental e econômica, e pela sua preservação e recuperação”.
“Estou muito feliz com a grande presença, não só de autoridades, mas de todos interessados neste assunto tão relevante. Além disso, por ter conseguido juntamente com a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, promover esta união entre os dois municípios. Espero que de agora em diante possamos chegar a soluções que contribuam para a qualidade do Rio Camboriú”, disse o secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Luiz Henrique Gevaerd.
Gevard também ressalta que uma das ações já desenvolvidas por Balneário Camboriú é a estratégia ambiental, paisagística e de lazer. “Não devemos olhar o rio apenas com o viés ambiental, mas também como turismo e tudo que pode proporcionar à comunidade. Tudo isso gera o que chamamos de Economia Verde, com criação de empregos e principalmente, de forma a convidar os cidadãos a conhecer, entender e assim preservar este bem natural”.