Inicia na próxima segunda-feira (25), em Balneário Camboriú, a “18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”. A mobilização, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), busca imunizar públicos alvos específicos contra a gripe H1N1, infecção viral comum nessa época do ano, além de reduzir complicações, internações e a taxa de mortalidade decorrente da doença.
Munícipes interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, munidos com a carteira de vacinação. Um “Dia D”, para impulsionar os trabalhos, será realizado no sábado (30), das 8h às 17h.
Pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem se vacinar durante a campanha.
“O público alvo é estipulado após análise nacional dos grupos populacionais com maior tendência a desenvolver complicações. Quem não se encaixar nesses perfis, só poderá receber a dose da vacina com apresentação de prescrição médica”, comenta Zibeilde Ferreira Borges, enfermeira e coordenadora de imunização do município.
Durante toda a mobilização, com término previsto para o dia 20 de maio, todas as UBSs do município, em horário de expediente, ofertarão as vacinas. É contraindicado à pessoas com alergia a ovo, usado na fabricação do imunobiológico, que recebam a dose.
No “Dia D”, das 8h às 17h, além das unidades básicas, funcionários da rede municipal de saúde também atenderão a população no Posto de Apoio e Orientação da Praia. A estrutura fica localizada na orla da Praia Central, em frente à Rua 1400, anexa ao Corpo de Bombeiros.