Um grupo formado por 27 guardas municipais de Balneário Camboriú, participa nesta quinta-feira (1°), de aula prática de instrução de tiro em um estande da Polícia Militar, em Itapema. A iniciativa faz parte do programa de qualificação anual de 80 horas/aula, exigido de cada profissional. A Secretaria Municipal de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, tem um efetivo de 79 homens e mulheres.
A Comandante da Guarda, Taís Baruffi disse que “essa é a segunda turma que se submete as aulas práticas de tiro”. Ela também disse que a criação de dois grupos para as aulas de qualificação atende a necessidade de adequar a escala de trabalho das equipes de plantão para não desfalcar as guarnições”.
Baruffi explicou ainda que o critério adotado para a instrução no estande de tiro da Polícia Militar, “prevê 50 disparos para cada membro da equipe focado em proteção, tiro embarcado, tiro com barricada e tiro dinâmico”, concluiu.
A Guarda Municipal foi criada pela Lei 3029, de 4 de dezembro de 2009 e prevê um efetivo de 200 integrantes. O Secretário de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, Edemir Meister, disse que além dos guardas em atividade, outros 67 aprovados em concurso frequentam atualmente curso de preparação ministrado pela Policia Militar para serem integrados ao quadrol”.