O Grupo de Operações Preventivas (GOP) da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, recebeu nesta quarta-feira, 22, um treinamento específico para operações de alto risco.
A ação, que durou mais de 4 horas, foi ministrada pelo secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, com uma simulação na parte desativada do Hospital Ruth Cardoso. No total, 20 integrantes do GOP participaram do treinamento abordando táticas de confronto urbano e combate em recinto fechado. As técnicas repassadas, servem para preparar o grupo para as operações de confronto urbano e ações de repressão ao crime.
O GOP tem como função o controle de distúrbio público, como grandes aglomeros ou brigas generalizadas. Os guardas andam em guarnições maiores, sendo quatro integrantes por viatura. Eles têm um treinamento mais intensificado, onde são feitas simulações das mais extremas situações. “Em ambientes mais violentos, para entrada em locais mais hostis, o GOP vai chegar para normalizar a situação, fazendo que as outras viaturas da GM se aproximem e realizem a abordagem”, explicou Castanheira.
A intenção é que os treinamentos ocorram semanalmente, em locais diferentes.