Itajaí ampliou o serviço de acolhimento das pessoas em situação de rua.A partir desta terça-feira (21), além da Casa de Apoio, elas também poderão se abrigar em duas barracas resistentes a intempéries montadas no pátio da Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na Rua Estefano José Vanolli, no São Vicente.
As barracas foram emprestadas pela Defesa Civil de Santa Catarina e irão abrigar até 24 pessoas. Elas serão equipadas com kits da Defesa Civil de Itajaí contendo colchão, travesseiro, cobertor, lençol e fronha. O acolhimento das pessoas em situação de rua começa às 19h, quando será servida uma sopa. Pela manhã também será oferecido café da manhã e os banheiros da paróquia ficarão abertos para que os abrigados possam tomar banho.
“Hoje temos 12 pessoas que dormem na marquise da igreja porque não querem ir para a Casa de Apoio. Acreditamos que outros, que também não querem ir para o abrigo oficial do município, devem passar a noite aqui”, afirma o responsável pela Ação Social da igreja, Diácono Juarez. Ele conta que a alimentação é preparada por voluntários que foram divididos em equipes.
Os alimentos são doação, e quem quiser contribuir com a janta ou o café da manhã dos abrigados pode entregar os alimentos na Ação Social da Paróquia. “Arroz, macarrão, carne, legumes, pão, leite. Tudo isso é bem-vindo”, acrescenta o Diácono, que ainda solicita agasalhos e cobertores.
As barracas ficarão em Itajaí até o dia 31 de agosto. Neste período, o Serviço de Abordagem Social seguirá com seu trabalho pelas ruas de Itajaí. As pessoas em situação de rua que não quiserem ir para a Casa de Apoio serão orientadas a passarem a noite nas barracas térmicas.