A vereadora Jane Stefenn (PSDB) sugeriu à Prefeitura de Camboriú, através de indicação, que seja criado um programa de bolsas de ensino superior para moradores carentes e pessoas com deficiência.
O pedido ocorreu depois que a vereadora desenvolveu um projeto de lei, que não pode ser apresentado porque gera custos ao Executivo, o que a legislação impede. “Foi uma orientação do setor jurídico da Casa, mas registrei o pedido devido à importância do tema”, explica a vereadora.
A pesquisa sobre o assunto iniciou depois que um morador de Camboriú, Luiz Antonio da Silva, o Tecau, chamou a atenção para o tema em uma rede social. Em um vídeo, ele cobrou dos vereadores uma posição sobre o assunto, depois que verificou que faculdades e universidades apresentavam como possibilidade de acesso as bolsas fornecidas pelas Prefeituras.
“Precisamos ficar sempre atentos às demandas que surgem da comunidade. E ao verificar o assunto, percebi que esta realmente deveria ser uma preocupação”, comenta Jane. O levantamento realizado mostrou a necessidade de incentivo na área.
O Censo 2010 apresentou os últimos dados sobre o assunto. E apontou que 2.123 moradores de Camboriú tinham ensino superior completo, o que representava apenas 3,4% da população.
Na pesquisa em outras cidades, Jane verificou que muitos programas são desenvolvidos com critérios claros, o que torna o processo muito transparente. A vereadora lembra ainda que a concessão de bolsas já é prevista pela Lei Orgânica do Município e aumentar o acesso ao ensino superior é também uma das metas do Plano Municipal de Educação, sancionado recentemente.