Vereadores da região participaram, nesta quinta-feira, dia 13, de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí. Em pauta, as dificuldades do hospital Ruth Cardoso, responsável pelo atendimento de média complexidade dos municípios de Balneário Camboriú, Tijucas, Porto Belo, Camboriú, Itapema e Bombinhas. Na ocasião, foram apresentados os dados já discutidos com os prefeitos das cidades em audiência pública.
Entre as informações, está a de que o Estado tem valores disponíveis para custeio de hospitais, que poderiam ser repassados ao Ruth Cardoso. Outro dado é que a unidade atende cerca de 7 mil pacientes/mês pelo SUS.
O encontro com a secretária regional Eliane Rebello teve a participação de três vereadores de Camboriú: Jane Stefenn (PSDB), Alexsander Alves Ribeiro (PPS) e Amilton Bianchet (PSDB). Para a vereadora Jane, um dos dados que chamou a atenção é o investimento que tem sido feito pela Prefeitura de Balneário Camboriú. “Estão investindo 2,5 milhões por mês para manter o hospital aberto e atender a região”, aponta a vereadora. “O hospital é a referência para os municípios da região em média complexidade, temos que nos envolver nesta busca por recursos”, comenta ainda.
Os dados levantados na primeira audiência e apresentados aos vereadores serão repassados agora ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing. A secretária regional se comprometeu a organizar uma nova audiência com prefeitos e vereadores dos municípios atendidos pelo hospital para tentar facilitar a busca por recursos para o custeio do Ruth Cardoso.