Ao som de vaias, aplausos e xingamentos a câmara de vereadores de Balneário Camboriú aprovou nesta terça-feira (1) o Plano Municipal de Educação. Depois de quase duas horas de debate com o plenário completamente lotado, por 9 votos a 1 a proposta dos vereadores Leonardo Piruka (PP) e Asinil Medeiros (PR) saiu vitoriosa da discussão.
Os parlamentares autores defendiam a exclusão das palavras diversidade de gênero do Plano Municipal de Educação, fundamentando que o termo trazia interpretação dúbia e duplo sentido dentro do contexto da lei, que regerá as diretrizes educacionais dentro do município nos próximos 10 anos.
“Não podemos trazer esta insegurança para o Plano Municipal de Educação. Esta expressão traz um duplo sentido e uma insegurança para aqueles que entendem as diversas vertentes que definem este termo. Estamos aqui defendo o que a maioria da população está dizendo na ruas”, relatou o vereador Piruka.
Já o parlamentar Medeiros, que é membro da Igreja Assembleia de Deus ponderou: “Eu estou defendendo a família, não podemos deixar que está coisa tão importante se perca. Precisamos defender os interesses da família”.
Outros vereadores também decidiram por aprovar a proposta e defenderam nos microfones da casa legislativa. O vereador Elizeu Pereira (PR) citou: “O congresso nacional não aprovou, assembleia legislativa não aprovou, por que aqui no município temos que aprovar isto. Sou contra este termo!”. Claudir Maciel (PSD) que também foi ativo nos debates falou: “Se queremos acabar com a discriminação, basta seguirmos a constituição que prega que tomos somos iguais perante a lei”.
Ao fim do debate, a vereadora Marisa usou os últimos 15 minutos para falar que estava entristecida pela decisão daquela noite, pois a educação havia perdido. No meio da discussão ainda criticou pontualmente o líder católico Padre Pedro dizendo que fazia parte da diversidade por não ser casado. A declaração da vereadora deixou os presentes revoltados.
No fim o vereador progressista Piruka parabenizou todos os presentes apontando que ninguém saía do plenário vencedor ou perdedor, mas sim todos saíam engrandecidos por terem participado da construção do Plano Municipal de Educação.