O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança vai iniciar o trabalho de interligação das ciclovias na região central da cidade e bairros. A pintura da sinalização será feita inicialmente nas ruas 2.000, 2.550 e 3000, levando os ciclistas das avenidas Atlântica e Brasil para as 3ª e 4ª avenidas e Marginal Leste.
“Cresce diariamente o número de adeptos do uso de bicicletas e outros equipamentos do gênero na cidade e por isso, cumprindo determinação do Prefeito Piriquito, e em parceira com a Secretaria de Planejamento, trabalhamos para aumentar o nível de segurança desses corredores exclusivos construídos ao longo de ruas e avenidas, na reengenharia do Sistema Viário de Balneário Camboriú”, explica o Secretário de Segurança, Coronel Edemir Meister.
Para o Diretor de Trânsito, Fabiano da Silva, o plano de trabalho prevê a interligação de toda a malha cicloviária. “Ela esta presente em quase toda a cidade e a conectividade facilitará o uso de bicicletas e afins, resguardando a integridade física de crianças, jovens e adultos”, observou.
Balneário Camboriú tem atualmente 33 quilômetros de ciclovias que se transformaram em um espaço de vivência. O caso da Avenida Atlântica, na praia central, é o mais emblemático. A Prefeitura reorganizou vagas de estacionamento em ruas adjacentes e a ciclofaixa se transformou em sinônimo de lazer para a moradores e visitantes.
Incentivar o uso de bicicleta é uma tendência mundial. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.