Faltam poucos dias para o Natal, a melhor data em vendas para o comércio segundo informa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL). E como não poderia ser diferente, as ruas e lojas estão com movimento intenso em toda a cidade. O vai e vem das pessoas é pela escolha dos presentes para comemorar a data e agradar a quem se gosta.
Apesar de o ano não ter se mostrado com números expressivos em vendas, é o Natal que gera a melhor expectativa, de acordo com o secretário executivo da entidade, Hélder Couto Vieira. “Natal é uma época mágica para a economia. Houve melhoria nas vendas durante o ano, mas não percebemos incrementos. Estamos com perspectivas positivas, pois está saindo a segunda parcela do 13º salário e, dentro do que acontece todos os anos, certamente teremos bom movimento”, acentua Vieira, adiantando que a CDL prevê vendas entre 4 e 6% acima do balanço de 2012, nesta data.
Já em relação a novembro, a avaliação é melhor. Em torno de 30 a 40% de incremento nas vendas, é o que espera o órgão representante dos lojistas. Os setores alimentício, de brinquedos, calçados e confecções e eletroeletrônicos devem ser os mais procurados nesta época. O de alimentos, para o consumo próprio, e os demais, na maioria das vezes para o presente de familiares e amigos.
Essa animação pelos “agrados” natalinos é confirmada na casa de Dulce Grellmann. Ela costuma comprar presentes, primeiro, para os familiares mais próximos e, depois, para os amigos mais expressivos. “Gosto de presentear principalmente com champanhe e chocolate. Também sinto que a cidade está bem movimentada e as ruas com grande fluxo de veículos e pedestres. As lojas estão igualmente lotadas”, informa a aposentada, que já adiantou suas compras, prevendo o movimento comum de última hora.
Horários de Natal
A CDL tem convenção coletiva que observa e rege o funcionamento do comércio em Balneário Camboriú. Saiba como ficam os horários, até o dia 1º de janeiro:
Dias normais – Funcionamento fica entre 9h e 21h, com flexibilidade para horários especiais de alguns empreendimentos;
24/12 e 31/12: O comércio poderá funcionar até 19h, no máximo;
25/12: Feriado (com em 1º de maio, o funcionamento não é permitido);
01/01: As lojas e comércio em geral poderão abrir as portar depois das 15 horas.