Na próxima quinta-feira (3), a Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública vai inaugurar a Central de Operações e Monitoramento (153). A solenidade está marcada para as 16h. Na oportunidade também acontecerá a assinatura do edital para o novo concurso da Guarda Municipal e o lançamento do edital de licitação para a aquisição de quatro novos veículos e 12 motocicletas com recurso federal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o município.
A Central de Operações e Monitoramento será inaugurada na quinta-feira (3) e está em fase de testes e adaptações desde janeiro deste ano. “O sistema foi implantado a partir da necessidade de oferecer mais segurança a moradores e turistas centralizando todas as operações efetuadas nas ruas tanto da Guarda Municipal, quanto dos Agentes de Trânsito. O serviço oferece mais agilidade e precisão no atendimento e registro da ocorrência”, afirma a Coordenadora da Central e supervisora da GM, Taís Baruffi.
Ao todo estão sendo instaladas 380 câmeras de monitoramento nos patrimônios públicos da cidade. Entre elas, um equipamento fixado na Praça Almirante Tamandaré chamado Speed Done, que é manipulado pelos operadores da Central por meio de joy stick e pode girar 360 graus. Das 380 câmeras, 16 já foram colocadas em locais como o Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), Hospital e Maternidade Ruth Cardoso (HMRC), Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã e no CAIC Airton Senna.
Para o secretário de segurança, João Olindino Koeddermann, “o crescimento de Balneário Camboriú exige um sistema de segurança pública cada vez mais equipado e eficaz. Com novas viaturas, mais guardas e com a central de monitoramento, moradores e turistas poderão circular com mais tranquilidade e segurança. Além disso, a resposta aos chamados via 153 será mais rápida”.
Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, esta é mais uma conquista para o desenvolvimento da cidade. “Todos os nossos esforços enquanto administração pública são voltados às pessoas. É no conforto, na saúde na segurança e em todos os fatores que refletem na qualidade de vida dos nossos moradores e turistas que nós pensamos. Trabalhamos sempre por uma Balneário Camboriú ainda melhor e mais humanizada”, reforça.
A Central de Operações e Monitoramento (153) também atende ocorrências de desaparecimento de pessoas. As informações são repassadas ao Núcleo de Busca a Pessoas Desaparecidas (NBPDBC) da Secretaria de Segurança que atua no trabalho de localização.