A Prefeitura de Balneário Camboriú firmou nesta quinta-feira (18) convênio com a Polícia Militar, Sindicato da Habitação de Santa Catarina (Secovi – SC) e Conselho de Segurança do Centro (Conseg) para a implantação do projeto De Olho na Rua, que consiste no uso do sistema de radiopatrulha para agilizar o atendimento às ocorrências policiais.
O programa é uma ferramenta de interação da Segurança Pública com a comunidade, seguindo a filosofia do policiamento comunitário, integrando os condomínios, através do Secovi e a PM, trabalhando na prevenção de crimes e contravenções. O De Olho na Rua será formado por uma rede integrada de rádio-comunicação de frequencia específica, para comunicação direta do Município, comunidade e a Central Regional de Emergências da PM.
O convênio também definiu a forma de captação dos recursos, que será feita pela arrecadação mensal dos condomínios inscritos e demais interessados no programa. Inicialmente será arrecadados R$ 100 dos participantes, valor que será corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC).
A PM deverá colocar a disposição um box com os equipamentos necessários na Central de Emergências e a organização geral do programa, incluindo a formação dos operadores, que serão designados pela Prefeitura. O serviço deverá funcionar 24 horas.
De acordo com o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, este foi um grande passo na questão da segurança do município. “Cada vez mais temos pessoas preocupadas com a segurança e uma comunidade consciente e empenhada nesta questão. Este programa vai unir as forças das autoridades às das comunidade e certamente será determinante para que tenhamos uma cidade mais segura”, finalizou o prefeito.