O saldo dos primeiros 20 dias de 2015 foi positivo para a maioria os hotéis e restaurantes de Balneário Camboriú. Uma pesquisa realizada na última semana pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau entre seus associados mostrou que maioria dos hotéis e estabelecimentos gastronômicos da cidade registrou maior movimento em relação ao mesmo período do ano passado ou então manteve o mesmo número de clientes.
Hotelaria aquecida
Na hotelaria, grande parte dos estabelecimentos registou aumento ou manteve a taxa de ocupação do ultimo ano: 45% aumentaram o índice, 30% receberam a mesma taxa de ocupação, enquanto 25% registraram queda.
O Hotel Sibara está entre os que mais tiveram aumento em sua taxa de ocupação. Em 2014, ela foi de 81% e em 2015 passou para 95%. O Hotel Marambaia foi outro que apresentou um crescimento bastante elevado, de 10% em relação com o ano anterior.
Gastronomia segue tendência de aumento
Nos estabelecimentos gastronômicos o crescimento nas vendas foi registrado em 41% dos estabelecimentos, enquanto 29,5% mantiveram a mesma venda, o que resulta em um total de mais de 70% dos entrevistados. Muitos destacaram observar que o turista estava disposto a gastar mais nesta temporada de verão.
Entre os que informaram maior percentual de movimento, está o Armazém San Miguel, com um aumento de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. O estabelecimento creditou o avanço aos investimentos feitos no espaço físico, que foi ampliado neste último ano. Outro com percentual positivo foi o restaurante italiano Mangiare Felice, com 20%. Para eles, o fato de possuírem estacionamento próprio foi um diferencial nesta temporada.
Para Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, o momento positivo reflete-se, principalmente, pela grande diversidade de mercados emissores de turistas. “Balneário Camboriú recebe um grande número de brasileiros (de todas as partes do país) e argentinos, mas também recebe chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos e bolivianos. Outros emissores também se apresentam em menor número, como os europeus e americanos, mas aparecem cada vez mais.”, diz. Margot também afirma que o grande mercado emissor é o próprio Brasil e que o brasileiro está aprendendo a viajar, incluindo as férias em seu orçamento, e que isso está impactando o setor turístico.