Com o objetivo de chegar a 300 associados até o final do ano, a Associação Madre Teresa está num esforço concentrado para atingir a meta. A ideia é reunir pessoas e empresas que contribuam mensalmente com a entidade, cujo foco é fomentar projetos e fiscalizar ações do Hospital Marieta Konder Bornhausen, entidade referência cujos 85% do orçamento estão condicionados ao Sistema Único de Saúde.
A missão da Associação Madre Teresa, que tem diretoria composta por empresários da região, é contribuir para a perenidade e a gestão autossustentável do hospital por meio do incentivo à melhoria contínua e do envolvimento da sociedade na viabilidade e realização dos projetos. E atuando com credibilidade, de forma voluntária e com responsabilidade social.
Para estabelecer as metas de atuação, a direção e os conselheiros da organização se reuniram em abril para definição do planejamento estratégico que será colocado em prática em 2015. Com o apoio da Cassol Consultoria e Treinamentos, foram definidas ações em diferentes áreas para tornar a entidade ainda mais sustentável. O trabalho voluntário move a entidade. Com apenas um colaborador remunerado, atualmente são 20 voluntários permanentes e outros 20 esporádicos que se reúnem na elaboração de projetos e busca constante por benefícios. O presidente é o empresário Marco Aurélio Seára Júnior.
Para participar, pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com valores que vão de R$ 30 a mais de R$ 300 de acordo com as modalidades. A cobrança será feita no endereço do associado ou ainda por boleto. As fontes de receita serão os termos de parceria-doações (mensalidades) ou Renúncia Fiscal (IR 6% de PF e 1% de PJ), além de projetos de voluntariado. Para se inscrever, basta ligar no telefone: (47) 3249-9400 ramal 2240.
A Associação Madre Teresa
Criada em agosto de 2013, a Associação Madre Teresa conquistou o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e obteve a Declaração de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Vereadores de Itajaí. A AMT já tem uma série de conquistas que vão do aparelhamento do hospital através do recebimento de 11 ecógrafos à aquisição de melhorias como 12 cadeiras para quimioterapia do UNACON, aquisição de ar-condicionado para algumas alas (SUS – pronto socorro, recepção, área de medicação), além de travesseiros, cobertas e revistas para pacientes internados. “Nossa atuação é para beneficiar a comunidade em geral, porque ninguém está livre de precisar dos serviços do Hospital Marieta, o maior que temos na região. Trabalhamos por melhorias no dia a dia da unidade”, justifica o presidente da Associação, o empresário Marco Aurélio Seára Júnior.