• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sincomércio e Fecomércio lançam em BC rede de monitoramento da Câmara de Vereadores

Versão municipal da Rede Estadual de Assessoria Legislativa vai monitorar o trabalho da Câmara de Vereadores

PUBLICIDADE
(Divulgação)
(Divulgação)

O Sindicato do Comércio de Balneário Camboriú e Camboriú e Camboriú (Sincomércio), em parceria com a Fecomercio SC, implantam na próxima segunda-feira, 6 de julho, às 10h, em Balneário Camboriú, a versão municipal da Rede Estadual de Assessoria Legislativa (Renalegis SC), que vai monitorar o trabalho da Câmara de Vereadores.

“Muitos projetos que estão tramitando nas câmaras de vereadores causam impacto nas empresas do comércio.Por isso destacamos a necessidade de se fazer o acompanhamento destas proposições e de se ter um atuação efetiva, transparente e propositiva junto aos legislativos municipais”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ele acrescenta que o diálogo é a melhor estratégia para a defesa dos interesses do setor terciário junto aos poderes públicos e, por isso, a implantação da Renalegis chega num momento importante da economia catarinense.

O presidente do Sincomércio, Hélio Dagnoni, explica que as 438 proposições que tramitam na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foram analisadas pela Renalegis, que elencou 51 delas com potencialmente importantes ao setor na cidade, merecendo atenção e atuação.

No Estado, foram analisadas 4.589 proposições que tramitam nas câmaras de vereadores de 10 municípios nas atuais legislaturas. Por intermédio da Renalegis SC foram elencadas 488 como potencialmente impactantes ao setor terciário e que devem ser monitoradas.

O secretário geral da Confederação Nacional do Comércio, Marcos Arzua, disse que a Renalegis é um fórum de discussão que procura identificar as ações legislativas no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) que sejam do interesse do comércio de bens e serviços.

Segundo o diretor executivo adjunto da Fecomércio, José Agenor de Aragão Júnior, o objetivo agora é tornar as entidades sindicais patronais do comércio cada vez mais próximas da realidade dos empresários, nas suas localidades.

“Santa Catarina sempre teve um protagonismo na Renalegis da CNC, para que pudéssemos ter uma atuação preventiva e propositiva. Já atuávamos fortemente junto à Assembleia Legislativa e agora, com a Renalegis SC, vamos fazer esse trabalho junto às câmaras de vereadores”, afirmou.

De acordo com dados da Fecomércio, o Estado possui hoje 623.627 empresas do setor. Elas respondem por 59% do PIB estadual. Além disso, o setor é responsável por 71,1% de toda a arrecadação de ICMS atual e emprega 61,34% da força de trabalho do Estado.

Em Balneário Camboriú, o percentual de trabalhadores no setor em relação ao total de empregos gerados no município chega a 82,2% e a participação do setor no valor adicionado chega a 78,4%.

Click CamboriúNotíciasSincomércio e Fecomércio lançam em BC rede de monitoramento da Câmara...
PUBLICIDADE

Últimas notícias