Com a hashtag #gentilitajaí os acadêmicos do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tiveram a oportunidade de criar uma situação que viralizasse nas mídias sociais. O resultado: uma pessoa comum vira celebridade ao andar pelo centro de Itajaí e é assediado pela população.
https://youtu.be/2ona9PRi1NI
A proposta do professor Cleiton de Oliveira, que ministra a disciplina de Produção Publicitária – TV e Cinema, era que os estudantes mostrassem como é possível propagar um produto ou acontecimento nas redes sociais a partir de uma hashtag.
O grupo elaborou então uma produção e registrou a experiência: um rapaz, parecido com o humorista e apresentador Danilo Gentili saiu pelo centro da cidade, cercado por seguranças fictícios e sendo filmado por uma suposta equipe de TV.
Alguns estudantes, se passando por fãs abordaram o rapaz para tirar selfies e pedir autógrafo e, em pouco tempo, o público que movimentava a Rua Hercílio Luz, começou a ter a mesma atitude, e a postarem as fotos nas redes sociais instantaneamente. Em nenhum momento os estudantes disseram que o rapaz era um artista, apenas que era “muito gentil”.
“A ideia não era expor as pessoas, mas mostrar que com produção e uma ideia criativa, um produto ou informação pode ser difundido de forma rápida nas redes sociais”, explica o professor.