Paletós, camisas e gravatas de diferentes épocas ajudam a contar parte da história recente da moda masculina na exposição “Alfaiates: Da Tradição à Inovação”, que segue até o dia 16 de agosto no Espaço Balneário Mais, no Balneário Shopping. A mostra, assinada pela Modateca da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dá destaque para o acervo de paletós das décadas de 1940 a 1980 confeccionados por alfaiates da região, além de materiais relacionados à profissão e diversos artigos da moda masculina como camisas e gravatas.
A exposição conta também com peças de alfaiataria contemporânea criadas pelo designer Antonio Slusarz, selecionadas para o desfile de conclusão do seu mestrado em Moda Masculina no London College of Fashion (Londres-UK), em 2014. O objetivo é tornar visíveis as habilidades de corte e costura inerentes à tradicional produção artesanal do vestuário, buscando também contemplar as propostas contemporâneas para a moda masculina.
A Modateca da Univali é um espaço que tem como objetivo promover a guarda e a conservação de artigos de vestuário, disponibilizando-os para professores, alunos e pesquisadores. Além disso, promove exposições temporárias de acervos têxteis e de moda, como esta aberta ao público no Balneário Shopping. “Desta forma, buscamos fomentar a discussão e a pesquisa acerca de assuntos específicos relacionados à moda, procurando também promover a integração da Univali com a comunidade”, explica o professor Renato Riffel.
Exposição “Alfaiates: Da Tradição à Inovação”
Local: Espaço Balneário Mais do Balneário Shopping
Data: Até 16 de agosto
Horário: 11h às 23h
Valor: Gratuito