Em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou a criação de 158 cargos na área da saúde. Os cargos serão preenchidos por meio de concurso público e sete deles são de provimento em comissão.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é suprir a alta demanda que sobrecarrega o atual quadro funcional, motivada pela forte aceleração do crescimento populacional registrado a cada ano.
Farmacêuticos, médicos, agentes de combate as endemias e profissionais da área da saúde bucal entram na lista para o concurso público. Já os cargos em comissão são para as funções de assessor jurídico, coordenador de fisioterapia, coordenador de Agencia Transfusional, coordenador de almoxarifado e coordenador do serviço de governança.
O líder do governo, Marcelo Achutti (PP), disse que o PL n° 86/2015 vem para sanar a falta de médicos e dar mais agilidade nos atendimentos. “É um projeto de fundamental importância para nossa cidade. A nossa comunidade não pode esperar meses para ser atendida quando procura por atendimento médico” disse.
Outros projetos deliberados
De autoria do Executivo, o Projeto de Lei (Substitutivo) n° 15/2015, que cria a Secretaria de Controle Governamental e Transparência Pública, foi aprovado em Redação Final e seguirá para sansão do Prefeito Edson Renato Dias.
Outros dois Projetos de Lei do Executivo aprovados são o 95/2015, que altera e acrescenta dispositivos a Lei Municipal n° 861 e dá outras providências e o 97/2015, que dispõe sobre a autorização para a abertura de crédito adicional suplementar junto ao orçamento vigente.
Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 16/2015, que institui a Semana de Segurança do Motociclista no Município de Balneário Camboriú. De acordo com o autor do PL, vereador Marcelo Achutti (PP), o objetivo é conscientizar os usuários sobre os riscos da utilização inadequada do veículo de duas rodas. “Considerando o crescimento do uso de motociclos para atividades laborais e como meio de transporte para o trabalho e por consequencia, o grande índice de acidentes, que em sua maioria tem como resultado vítimas fatais ou gravemente feridas, é imprescindível que se crie mecanismos de conscientização no uso racional desse tipo de veículo” justificou.
Projetos de Lei em 1ª discussão
Dois projetos de autoria do vereador Moacir Schmidt (PSDB), foram apresentados em primeira discussão e seguem em tramitação para deliberação em votação única. São eles: Projeto de Lei 47/2015, que altera a Lei 3768/2015, que declara de utilidade pública a Associação de Caminhantes de Santa Paulina – ACASP e o Projeto de Lei48/2015, que altera a Lei 3595/2013, que declara de utilidade pública a Associação Camboriú de Bodyboard – ACAMBODY.