A vereadora Jane Stefenn (PSDB) usou a tribuna na sessão desta terça-feira, dia 1º, para criticar o cancelamento dos Jogos Escolares de Camboriú – Jecam e do desfile de 7 de setembro. O cancelamento deste e de outros eventos foi anunciado como medida de economia pela Prefeitura de Camboriú.
Jane lembrou os gastos feitos pela Prefeitura na Festa Rural e no Natal Luz. “A decoração de Natal foi uma ostentação e ainda com as cores do partido da prefeita, azul e amarelo. E custou R$ 403 mil para os cofres públicos”.
A vereadora falou das inúmeras denúncias de compras com suspeitas de superfaturamento. Jane citou como um dos exemplos o pagamento de análises de água pela Secretaria de Saneamento, cujo valor foi muito mais alto que média de mercado. “Nós falamos tanto de compras suspeitas para mostrar ao Executivo que era necessário fazer economia”, afirmou Jane.
A vereadora falou ainda da criação da Secretaria da Defesa Civil, projeto no qual ela votou contra. “Na época, falamos dos custos e nos disseram que não havia porque se preocupar. Eu disse que não era o momento, mas a preocupação deles era onde colocar seus apadrinhados políticos”, disse ainda a vereadora. “Agora, temos uma Secretaria que não tem recursos para ajudar a população”, completou. Ela destacou a quantidade de cargos comissionados que existem na Prefeitura. Hoje, são 302 cargos comissionados ocupados, de acordo com o Portal de Transparência.
“Quando questionamos os R$ 2 milhões de gastos com aluguéis da Secretaria de Saneamento Básico disseram que houve um engano na apresentação das contas. Hoje, as crianças estão pagando por este engano, ficando sem desfile, sem jogos, sem ônibus para fazer um passeio. Economia tem que ser feita sim, mas da forma certa”, disse ainda.