A onda de solidariedade, gerada pelas inúmeras campanhas para mobilizar doadores voluntários de medula óssea, que vem acontecendo em Santa Catarina para ajudar pacientes como, Gabriel, Luiza, Tales, João Pedro, Isadora e João Vitor, resultou num aumento na procura dos serviços do Hemosc.
Para atender a população, o Hemocentro Regional de Blumenau realizará na próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, uma coleta específica para cadastros voluntários de medula óssea na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí.
As coletas ocorrerão no 3º andar do bloco F7, no Campus Itajaí, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Pela manhã, serão realizadas 100 coletas, e a tarde, o hemocentro espera cadastrar 150 doadores. As senhas são distribuídas por ordem de chegada.
Alexandre Geraldo, coordenador do Hemosc Blumenau e professor do curso de Biomedicina da Univali, esclarece que, neste dia, não haverá coleta para doadores de sangue, apenas cadastro de medula óssea. “Serão coletados apenas 5 mL de sangue, em um único tubo, de cada voluntário. Desta forma, há uma logística de material técnico muito menor que a da coleta de sangue, como a realizada nas segundas-feiras, na Univali, e a capacidade aumenta”, explica o coordenador.
A campanha de doadores voluntários de medula óssea do Hemosc contará com o apoio de acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Univali e de profissionais do ambulatório de saúde da Universidade. Os doadores são isentos da cobrança de estacionamento no Campus.
Doação de sangue
O coordenador lembra ainda, que na segunda-feira, dia 7 de setembro, em virtude do feriado do Dia da Independência, não haverá coleta de sangue na Univali. A atividade retoma no dia 14 de setembro, e segue normalmente, todas às segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, no bloco F7, do Campus Itajaí.