• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Risco de deslizamento preocupa Defesa Civil de Itajaí

Cinco ocorrências de deslizamento foram registradas e equipes começaram a monitorar áreas de risco e alertar a população

PUBLICIDADE
(Altamiro Rosa / Divulgação)
(Altamiro Rosa / Divulgação)

O acumulado de chuva em Itajaí é de 140,2 milímetros. Em uma semana (08 a 14) choveu o previsto para todo o mês de outubro.

Por conta disso, hoje a maior preocupação da Defesa Civil é com deslizamentos. Cinco ocorrências já foram registradas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta quarta-feira (14) houve deslizamento sem danos na Rua Videira, na Fazenda; na Rua Floriano Peixoto, em Cabeçudas, que está sendo avaliado, e uma queda de árvore na Rua Jassão dos Santos, no São João. No feriado, também houve dois deslizamentos no Nossa Senhora das Graças, e um na Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, em Cabeçudas.

O solo está muito encharcado, já tivemos registros de pequenos deslizamentos no Nossa Senhora das Graças, mas à medida que continua chovendo, aumenta a preocupação com novos e maiores escorregamentos de terra”, explica o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

Equipes da Defesa Civil vistoriaram no último sábado (10) áreas de risco na Fazenda, Ariribá, Padre Jacob e Nossa Senhora das Graças. Nesta quarta-feira (14) estão percorrendo áreas de risco de Espinheiros e Limoeiro.

Além de verificar se houve aparecimento de rachaduras no solo, e alguma pequena movimentação de terra, os agentes estão orientando os moradores.

Eles devem ficar atentos ao aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água. Nestes casos, a Defesa Civil deve ser imediatamente avisada no 3341-6199.

A Defesa Civil continua monitorando o nível dos rios que compõem a bacia do Rio Itajaí. Na situação atual, poderão ocorrer alagamentos pontuais causados por maré alta e pela elevação do nível dos rios.

Em Brusque o Itajaí Mirim está subindo lentamente, mas ainda permanece em cota de atenção. Em Blumenau a previsão é de que o Itajaí Açu atinja 7,40 metros, sendo 40 centímetros abaixo do previsto anteriormente.

As barragens de Ituporanga e Taió atingiram 75% da capacidade. “Com o cenário atual, não há risco de inundação em Itajaí. Mas, seguiremos em estado de atenção devido a previsão de chuva para os próximos dias” fala Everlei.

Click CamboriúNotíciasRisco de deslizamento preocupa Defesa Civil de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias