A Secretaria de Saúde de Itapema, através do Programa de Combate a Dengue, que intensifica as ações de prevenção ao Aedes aegypti na temporada de verão, detectou dois focos positivos do mosquito na cidade. Portanto, a população deve ficar alerta quanto ao mosquito transmissor da dengue, pois com a chegada do verão, os cuidados precisam ser redobrados, o calor e as pancadas de chuva tornam o clima propicio para o mosquito.
A equipe de agentes da dengue está com dificuldades de acesso nas residências, por isso pedem a colaboração da comunidade facilitando o acesso deles, visto que a prevenção do mosquito exige um trabalho continuo e incansável, e para isso necessita da compreensão da população.
O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro livre da dengue, isto ocorre por causa da vigilância contínua e eficaz nos locais de risco. O Aedes aegypti é urbano, não se cria na vala, no riacho ou na mata e seu tempo de vida é cerca de um mês, porém o ovo pode sobreviver até um ano em condições adequadas, as quais permitem seu alastramento por um extenso território.
Evite a proliferação do mosquito da dengue. Tome os seguintes cuidados:
– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água,
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
– Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
– Encha os potinhos ou vasos de planta com areia ate a borda;
– Se guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
– Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.