Alunos da Guarda Municipal (GM) de Balneário Camboriú realizaram na manhã de hoje, 07, uma ação social na Casa da Criança, localizada no bairro dos Municípios em Balneário Camboriú. A manhã foi de muito trabalho para os voluntários.
Atendendo à pedidos dos responsáveis pela Casa da Criança, a coordenadoria do Curso de Formação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú enviou 34 alunos que passaram a manhã desta segunda-feira auxiliando na organização de materiais, e, principalmente, na mão de obra, concluindo trabalhos inacabados no local.
A turma “arregaçou as mangas” e organizou salas, tirou lixos e entulhos de uma obra inacabada, refez uma cerca na parte dos fundos da casa e fecharam uma escada, que era utilizada por usuários de drogas e crianças que subiam para soltar pipa, trabalho que vai evitar futuros acidentes com as crianças.
Além do apoio logístico, muito importante, já que a casa se matém somente de trabalho voluntário, a visita foi muito importante do ponto de vista pedagógico para os alunos da GM. Eles trabalharam no meio das crianças e puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da casa. Por fim, os alunos tomaram um café com as crianças e funcionários do local.
Atividades como esta, devem continuar até o final do curso de formação dos Guardas Municipais. A previsão é de que na próxima semana mais uma atividade de cunho social como esta seja desenvolvida pelos alunos.
Estive em Balneário Camboriú no início deste mês e fiquei surpreso ao ver como os agentes da GM agem nas ruas, como tratam as pessoas, como são organizados em relação a fardamento, viaturas (motos e carros) e principalmente pela educação e disciplina. Gostaria muito que na minha cidade natal (Resende, RJ) também funcionasse dessa forma. Será que é um sonho possível ou será utopia?