Na manhã deste domingo, 29, aconteceu uma rebelião no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, na Canhanduba. A rebelião iniciou por volta das 8h30min, e cerca de 46 detentos participaram. Eles pediam a transferência de presos e a presença de um juiz e de representantes da OAB. Os detentos tomaram a enfermaria, armados com estiletes e paus, e fizeram dois agentes como reféns.
Segundo o presidente da OAB de Itajaí, Murilo Zipperer, assim que chegou ao local, juntamente com o Juiz da Vara de Execuções Penais do município e com o diretor do Complexo Penitenciário, houve acerto na negociação.
Foram transferidos oito presos, escoltados pelo PPT, até Joinville: Cleverson Oliveira da Silva, William Fonseca Valério, Jose Rodrigo Venceslau, Fabiano Santos Mafiolete, Tiago Norival Peraça, Fernando Mendes de Paulo, Tiago de Jesus Godoi, Marcos Roberto Brixner e Jose Carlos Alexandre. Outros saíram do Presídio e foram para a Penitenciária, no próprio Complexo Prisional.
A rebelião, que teria sido motivada por causa da superlotação da unidade prisional, se encerrou por volta das 10h30. Os reféns foram liberados ilesos, e a situação voltou ao normal.