O uso de robôs de serviço para o auxílio de idosos e de pessoas com deficiências será debatido em evento, gratuito e aberto ao público, que ocorre na terça-feira, 16, às 10 horas, no auditório do bloco E1, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí.
Na ocasião, a professora e pesquisadora Marion Ann Hersh, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Glasgow, da Escócia, falará sobre o potencial inexplorado da área na melhoria da qualidade de vida e aumento da independência de seus usuários. Durante a apresentação ela apresentará exemplos de robôs de tecnologia assistiva existentes nas categorias: social, física, sensorial e de assistência mista.
A pesquisadora também discutirá como robôs de apoio podem ser concebidos para aumentar a independência sem substituir a assistência pessoal e interação social, assim como os cuidados necessários com a gestão de dados recolhidos pelos equipamentos e as medidas para evitar que usuários sintam-se espionados por robôs que os seguem por toda parte.
SOBRE A PESQUISADORA
Marion Ann Hersh é formada em Matemática pela Universidade de Cambridge, e mestre e doutora em Engenharia de Controle pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester.
Já recebeu diversos prêmios na área de tecnologia assistiva, com ênfase na deficiência visual e surdocegueira, entre eles o Polish award for disabled people who overcome barriers to have significant achievements.
Também é autora do livro Assistive Technology for Visually Impaired and Blind People e, atualmente, é editora associada do International Journal of Advanced Robotic Systems. No Brasil, ela está visitando a Univali como convidada do projeto Bengala Longa Eletrônica para pessoas com deficiência visual.