• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sábado, 24, é dia D para regularizar a caderneta de vacinação, em Camboriú

Todas as Unidades de Saúde do município estarão atendendo das 8h às 17h

PUBLICIDADE
(Divulgação)
(Divulgação)

Desde 2012 o ministério da saúde promove campanha de multivacinação com o objetivo de colocar em dia as cadernetas de vacinas atrasadas. Em Camboriú, o dia D para multivacinação será sábado, dia 24. Todas as Unidades de Saúde do município estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

A campanha faz um alerta aos pais para que não deixem a vacinação dos filhos incompleta, crianças não imunizadas contribuem para a entrada ou proliferação de doenças na cidade”, explicou a Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Karen Rigon.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Esse ano a campanha vem com um diferencial, é o primeiro ano que os adolescentes são convocados para se imunizarem. Todo esse esforço é para garantir que o Brasil fique longe de doenças como a Poliomielite e o HPV.

Para receber as vacinas, basta comparecer em uma das unidades de vacinação do município com a Carteira de Vacinação.

Confira a baixo as idades e especificações de cada vacina:

POLIOMIELITE – O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral – VOP (gotinha). Até 2015, o esquema era de duas injetáveis (VIP) e três orais (VOP). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e como parte do processo de erradicação mundial da pólio. Vale ressaltar que essa substituição não prejudica a proteção das crianças, que já ficam imunizadas com as três doses injetáveis.

HPV – O esquema vacinal passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 13 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

MENINGOCÓCICA – O reforço, que anteriormente era administrado aos 15 meses, passou a ser administrado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

PNEUMOCÓCICA– Redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente. Passou a ser administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses, com um reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos. Essa recomendação também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSábado, 24, é dia D para regularizar a caderneta de vacinação, em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias