O Tenente Israel Nascimento Damázio, Comandante da Polícia Militar de Porto Belo e Bombinhas, desabafou no facebook após criminosos presos pela PM receberem liberdade provisória por não terem sido presos em flagrante.
Confira na íntegra:
LEIAM E REFLITAM POR FAVOR!
TENENTE A CRIMINALIDADE NÃO PARA DE CRESCER E A POLÍCIA NÃO FAZ NADA! SERÁ?
Nos últimos dias recebemos a informação sobre arrombadores de veículos que estavam praticando furtos nas cidade de Porto Belo e Itapema, e após muito esforço descobrimos que os criminosos estavam em um veículo fiat/punto.
Na tarde de ontem, policiais de Itapema foram acionados para atender um novo arrombamento conseguindo prender em flagrante toda a quadrilha no exato momento em que arrombavam uma camionete.
Os criminosos estavam no mesmo fiat/punto já identificado por outros policiais.
Dentro do carro foram encontrados objetos das vítimas bem como objetos comprovadamente advindos de outros arrombamentos.
José Luís Brito Ferreira, 23 anos, e Henrique pedroso, de 20 anos, mais uma adolescente de 16 anos, foram presos e conduzidos até a Delegacia, onde foi lavrado a prisão em flagrante.
Hoje, para REVOLTA DE TODOS OS POLICIAIS que arriscam suas vidas em prol da segurança da sociedade, descobrimos que os criminosos receberam liberdade provisória.
Detalhe: Ambos já possuíam registros policiais por furto e outros delitos.
Ontem, abordamos o carro (VW/Gol) de criminosos conhecidos que praticaram um furto em uma pousada no centro de Bombinhas, porém como o crime ocorreu no dia anterior, e não estavam mais em flagrante delito, não foi possível realizar a prisão.
Na maioria dos crimes os bandidos possuem os seguintes direitos:
Fiança;
Suspensão condicional do processo;
Suspensão condicional da pena.
E depois de presos em pouco tempo retornam as ruas por direitos como:
Progressão de regime, após cumprimento de 1/6 da pena;
Liberdade condicional, após cumprimento de 1/3 da pena.
Nem vou me prolongar muito, mas ainda existem saídas temporárias, diminuição de pena por “trabalhar” e “estudar”, tudo quase sempre sem profissionalização nenhuma que serve apenas para colocar o criminoso mais cedo em liberdade.
Só que na hora que a população reclama da segurança quem acaba recebendo toda a culpa?
A POLÍCIA!
“Existem vários fatores que contribuem para o aumento da criminalidade no país, mas com absoluta certeza um dos maiores problemas é o círculo vicioso e o incentivo advindo do alto índice de impunidade”
Reflitam sobre isso, se os cidadãos de bem não nos protegerem será cada dia mais difícil proteger a sociedade.
Tenente Israel Nascimento Damázio
Comandante da Polícia Militar de Porto Belo e Bombinhas.