• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeito Fabrício Oliveira vistoria principais rios de Balneário Camboriú

Devido ao estado dos rios, um mutirão emergencial será deflagrado na próxima semana

PUBLICIDADE
WhatsApp Image 2017 01 28 at 12.28.05 PM
Divulgação

Lixo, ocupações irregulares e assoreamento. Esses foram alguns dos problemas encontrados pelo prefeito Fabrício Oliveira durante a vistoria feita na manhã deste sábado, 28, nos principais rios de Balneário Camboriú.

Acompanhado pela equipe técnica das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Emasa, o prefeito percorreu os rios Peroba e das Ostras, Braço do Serafim e Gamboas (que são braços do Rio Camboriú) e Ribeirão Pedro Pinto Correia. Devido ao estado dos rios, um mutirão emergencial será deflagrado na próxima semana, concluindo a limpeza no Rio das Ostras já iniciada e começando no Peroba. E, ainda no mês de fevereiro, será lançado um edital para dragagem do Rio das Ostras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todo esse lixo depositado nos rios e a própria vegetação que não tem manutenção há anos, impede a passagem das águas. Quem sofre é a comunidade com os alagamentos a cada chuva. Os moradores vieram falar conosco e pediram uma solução para esse problema, por isso, vamos iniciar um mutirão de limpeza para retirar todo material acumulado dos rios, o que nesse primeiro momento já deve ajudar”, afirma o prefeito.

De acordo com o secretário de Planejamento e Obras, Edson Kratz, há pelo menos oito anos os rios não recebem esse tipo de limpeza. No Rio das Ostras, onde a situação é mais grave, equipes já estão trabalhando desde a última semana. Com o auxílio de embarcações os operários retiram desde galhos e troncos de árvores até televisores e outros entulhos. As margens também recebem poda e capinação. No Rio Peroba, o trabalho exigirá um pouco mais de esforço devido ao seu tamanho. “No primeiro momento faremos um trabalho mais manual ou com o auxílio de retroescavadeira para a retirada de troncos e vegetação, além da remoção de lixos”, explica o secretário.

Outro problema encontrado durante a vistoria foi o assoreamento dos rios. Ainda no mês de fevereiro, deve ser lançado um edital para a dragagem de recuperação da calha principal do Rio das Ostras. O serviço, para retirada de vegetação e sólidos, deve ser feito com draga flutuante de baixo calado com retroescavadeira acoplada, pois esse modelo causa menos impactos ambientais. Na próxima semana já iniciará o processo de elaboração dos termos de referência, projeto técnico e análises ambientais.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePrefeito Fabrício Oliveira vistoria principais rios de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias