A Prefeitura de Balneário Camboriú realiza na próxima terça-feira, 7, às 14h, em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa, a “Cão Terapia”. O projeto, inédito na cidade, levará 11 cachorros, com trajes de terapeuta para o Lar dos Idosos. A iniciativa, além de levar alegria, deverá auxiliar na socialização dos idosos e tornar a permanência no lar mais humanizada.
As doenças psicológicas, que antes eram tratadas exclusivamente por medicamentos, hoje são curadas através de terapias, tratamentos alternativos, investigação sobre os hábitos e a vida do paciente.
De acordo com a publicação Cães (2006) os animais quebram o gelo e proporcionam uma atmosfera mais quente nas relações. Embora ainda falte muito o que saber sobre os mecanismos biológicos que conectam a mente e corpo, já são muitos os estudos que indicam os efeitos fisiológicos positivos gerados nas pessoas que interagem com os animais. Esse tipo de ação é respaldado por diversos institutos de saúde do mundo que comprovam que o relacionamento é saudável e atrai amor e carinho mútuo.
Todos os animais que irão participar da “Cão Terapia” foram cedidos de forma voluntária. De acordo com a diretora-geral da Secretaria da Pessoa Idosa, Christina Barichello, as pessoas têm procurado o local para se oferecer como voluntários. “Já abrimos diversas oficinas para a terceira idade somente com voluntários. É muito bonito ver o coração das pessoas se abrindo para as causas da Terceira Idade. Faremos de tudo para que essa parceria seja permanente” falou.