Moradores, turistas, esportistas e a comunidade em geral já podem fazer a travessia a pé ou de bicicleta entre a Brava Norte e Sul. A primeira etapa do projeto que cria o Parque Linear de Proteção Ambiental da Praia Brava foi entregue na manhã desta quinta-feira, 23, com a conclusão da passarela. A obra foi executada a partir de uma parceria público-privada, sendo custeada por uma empresa da Associação dos Proprietários Praia Brava Norte (Aprobrava).
A travessia sobre a Lagoa do Cassino tem 77 metros de comprimento por 4,3 metros de largura e conecta os dois lados da praia. Antes da passarela, o acesso ao lado Norte, por exemplo, só poderia ser feito por dentro d’água. Com a obra concluída será possível desfrutar de toda a extensão da beira-mar da Praia Brava. A passarela atende uma demanda da comunidade e também do clube Warung, empresa que financiou a obra.
“O clube abre 30 noites no ano, enquanto a passarela ficará à disposição da população todos os dias. É uma obra para comunidade. Nós cumprimos todo o projeto elaborado pela prefeitura para que a passarela garantisse acessibilidade e segurança”, comenta Gustavo Conti, sócio do Warung.
O prefeito Volnei Morastoni destaca que a passarela é apenas uma das etapas do projeto que alia preservação ambiental e lazer. “O projeto é amplo e só é possível de se realizar por conta dessas parcerias. Vamos em frente com ações na nossa paradisíaca Praia Brava, visando sempre o desenvolvimento sustentável, com o apoio da Aprobrava”, ressalta.
A passarela integra um projeto, já em andamento, que prevê além da construção da travessia, a urbanização das duas cabeceiras, despoluição da lagoa, recuperação das margens e a construção de uma unidade de apoio.