Novo relatório de balneabilidade, divulgado esta semana pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), confirma que a Praia de Laranjeiras se mantém própria para banho. O resultado positivo se deve às intensas ações de fiscalização e lacre de esgotos clandestinos, realizadas pela Prefeitura de Balneário Camboriú nos últimos meses.
Mesmo com o fim do verão, o município ainda recebe a visita de turistas, que aproveitam os momentos de calor para ir à praia e conhecer tudo o que Balneário Camboriú tem a oferecer. Por isso, a medição da qualidade da água ainda é acompanhada. Uma das praias mais visitadas é Laranjeiras, que com apenas 750 metros de extensão, atrai centenas de turistas por sua beleza natural e águas calmas.
Somente em fevereiro, cerca de 20 ligações clandestinas foram lacradas no local, e a cada coleta e análise feita após as ações, constatou-se uma melhora significativa na qualidade da água. Na última coleta, realizada no dia 27 de março, o nível da bactéria Escherichia coli foi de 31 por 100ml. Este valor já foi muito maior, chegando a 24196 por 100ml no início de fevereiro.
Um ponto se torna próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 ml. Torna-se impróprio quando em mais de 20% de amostras coletadas nas últimas cinco semanas for superior a 800 Escherichia coli por 100 ml ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 por 100 ml.
No momento, aproximadamente 80% dos pontos de análise existentes no município encontram-se próprios para banho. Somente a Lagoa de Taquaras e o Pontal Norte, em frente a Rua 51, na Praia Central, estão impróprias.
Os pontos e respectivos status de balneabilidade podem ser conferidos através deste link.
Confira o histórico detalhado: