Conhecido como um dos mais completos do Sul do Brasil, o comércio de Balneário Camboriú vai vivenciar a rara experiência de fechar as portas no próximo dia 16 de abril, domingo de Páscoa. A data – juntamente com o 1º de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) – é uma das poucas em que os estabelecimentos não estão autorizados a funcionar em Balneário Camboriú durante o ano.
A determinação foi estabelecida na convenção trabalhista da categoria firmada com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio).
O não cumprimento da convenção deverá ser fiscalizado pelo sindicato dos trabalhadores da categoria, que notifica o Ministério do Trabalho e Emprego.
Nos demais dias do ano, todas as lojas e centros comerciais funcionam durante os 12 meses do ano. De segunda a segunda, inclusive nos feriados, os estabelecimentos estão autorizados a atender moradores e visitantes.
Conforme o presidente do Sincomércio, Hélio Dagnoni, mesmo no dia 1º de janeiro, o comércio pode funcionar a partir das 15h. Ele destaca ainda a importância de comerciantes e atacadistas respeitarem a convenção coletiva para que não sejam penalizados.