Nesta segunda-feira, 22, é o dia do abraço. Em Balneário Camboriú, os idosos vítimas de maus-tratos e violência psicológica, agora se sentem abraçados pelo poder público. O Município lançou em abril o programa ABRAÇO, que acolhe esses idosos, auxilia na resolução de conflitos, dá assistência jurídica e psicológica e os encaminha para outro lar de familiares, para que possam voltar a viver bem. Somente nos últimos 15 dias, foram abraçados 56 idosos.
A maioria dos atendimentos foi no Centro, com 18 ocorrências, seguido pelo Bairro dos Municípios com 11, Bairro das Nações com 07, Bairro dos Pioneiros, Vila Real e Barra com 03 cada um, Nova Esperança e Ariribá com 02 cada, Estados e Amores com 3 cada e um caso de idoso em situação de rua.
Dos casos atendidos, 22 foram de violência financeira, onde após chantagens emocionais e psicológicas, os idosos acabam cedendo dinheiro ou fazendo empréstimos para os seus filhos. “É o amor que faz com que eles comentam essas loucuras, pensando que estão agradando os filhos, mas acabam ficando numa situação financeira delicada. Quando eles ou pessoas próximas se dão conta desse abuso, procuram o programa ABRAÇO para pedirem ajuda” contou a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello.
A meta do programa é aproximar os idosos de outros familiares, para que ele se sinta acolhido em um novo lar. “Na maioria dos casos, os demais parentes desse idoso não tem conhecimento do sofrimento em que ele estava submetido, por isso sempre procuramos outros filhos, sobrinhos, irmãos que possam ajudar esse idoso” disse a secretária. Caso não seja encontrado um responsável, a vítima será encaminhada para o Lar do Idoso.
O atendimento do Abraço é 24h, por meio de plantão telefônico, no telefone (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822, n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.
Além do programa ABRAÇO, o Município oferece cerca de 40 cursos e oficinas de atenção ao idoso. As atividades proporcionam a socialização, estimulam a memória, fazem bem pra saúde física e mental.