Com o objetivo de diminuir o tempo de espera e reduzir filas, a Prefeitura de Balneário Camboriú unificou o Balcão de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria da Fazenda. Antes segmentados, agora os balcões atendem todas as demandas da secretaria. A fase de testes comprovou eficiência e agilidade, visto que os atendimentos não acumulam longas filas ou ultrapassam o horário limite.
De acordo com o diretor de Arrecadação, Rui Kennedy Bitencourt, o intuito é também reforçar o autoatendimento via internet, em que o contribuinte pode emitir declarações ou consultar débitos de sua própria casa. “Ao utilizar este serviço online, muitas vezes não torna-se necessário comparecer ao Paço, pois pode ser solucionado a qualquer hora em suas residências”.
Atualmente é possível, por meio do link Serviços no site da Prefeitura, atualizar cadastros, consultar débitos e emitir segunda via de ITBI, IPTU, entre outros. Já está em fase de teste, a emissão da taxa de Vigilância Sanitária via internet.
Após consolidação deste processo de unificação, a Secretaria da Fazenda estuda disponibilizar um equipamento para autoatendimento próximo aos balcões. Funcionários irão auxiliar o contribuinte, para que aprenda a realizar a consulta e emissão direto pelo site. Segundo o secretário da Fazenda, Wesley Galvão, “esta modernização melhora, além de outras questões, a relação interpessoal entre contribuinte e servidor público, contribuindo para a qualidade cada vez melhor do nosso atendimento”.