A Defesa Civil de Itajaí permanece em estado de atenção, devido aos altos volumes de chuvas registradas nos últimos dias em toda a bacia do Itajaí-Açu e Mirim.
Na tarde desta terça-feira, 30, durante o monitoramento das áreas de risco do município o órgão retirou uma família do morro do Bem-te-vi no bairro Fazenda. A residência onde eles moram corria o risco de desabar.
“Essa casa já havia sido interditada e a família resistia em sair do local, mas com as chuvas dos últimos dias e o solo encharcado a residência acabou cedendo e corria o risco de cair a qualquer momento. Encaminhamos a família provisoriamente para uma casa de abrigo da Defesa Civil” explica Carmo Dias, coordenador da Defesa Civil.
Ele ressalta que o tempo segue instável até quinta-feira pela manhã quando uma massa de ar fria e seca entrará pelo interior, limpará o tempo e deve baixar as temperaturas à noite com mínima de 14°C.
“A previsão é de muita chuva na quarta-feira, mas estaremos monitorando e caso identificarmos manteremos a comunidade informada”, finaliza.
Em caso de temporal deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.