O povo itajaiense tem enfrentado com muita garra este período de cheias dos rios Itajaí-açu e Mirim. Embora os níveis estejam abaixo das grandes enchentes já registradas no Município, um trabalho preventivo e de acolhimento tem sido coordenado Pela Defesa Civil de Itajaí. No abrigo aberto na Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros, 58 pessoas são atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e aguardam para retornar às suas casas. Mais chuva está prevista para amanhã, 7, quando o tempo deverá ficar mais firme a partir da noite.
Mais de 100 pessoas compõem a força-tarefa que monitora os níveis dos rios, fiscaliza áreas de risco, presta esclarecimentos à comunidade, acolhe a população afetada e trabalha na limpeza de ruas alagadas. Além do suporte das secretarias municipais e da Câmara de Vereadores, a Defesa Civil conta com o apoio direto do Corpo de Bombeiros.
“Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente e ninguém fica sem atendimento”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias.
Desde a madrugada de terça-feira, 6, o abrigo recebe 14 famílias do loteamento Jardim Beira Rio, na Murta. Do total de 58 pessoas, 14 são menores entre 02 e 16 anos. Equipes do Desenvolvimento Social se revezam no atendimento que é realizado 24h. Cada abrigado recebe um colchão, um travesseiro, um cobertor e um lençol para passar a noite confortavelmente. São servidas quatro refeições ao dia e as crianças são levadas para escola por ônibus da Secretaria Municipal de Educação.
Todas as famílias abrigadas, como as das irmãs Su-Ellen da Silva dos Santos, 35 anos, e Rafaela da Silva, 28, são cadastradas pelo Desenvolvimento Social e receberão acompanhamento da secretaria. Elas moram na rua Ananias Caetano da Silva, no loteamento Jardim Beira Rio, na Murta, e deixaram os móveis erguidos antes de sair de casa.
“Coloquei o colchão em cima da mesa da cozinha, trouxemos algumas roupas e a televisão. Nossa rua sempre enche quando tem maré, mas dessa vez a gente percebeu que estava enchendo mais rápido”, conta Su-Ellen, que mora há 10 anos na localidade. Rafaela, grávida de oito meses, agradece pelo carinho e acolhimento que tem recebido no abrigo.
O abrigo continuará aberto até, pelo menos, sexta-feira, 9, quando o tempo deverá melhorar e as famílias poderão retornar para casa em segurança.
Cortes de árvores
Nesta quarta-feira, 7, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí realizou o corte de cinco árvores que apresentavam risco a residências, via pública e fiação elétrica (02 Fazenda, 02 Nossa Senhora das Graças, 01 Ressacada).
Estado de Alerta
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias, Itajaí permanece em estado de alerta, pois há previsão de chuva de até 40 milímetros para amanhã à tarde. Durante o dia, também não estão descartadas pancadas isoladas. Durante esta quarta-feira, 7, os alagamentos por conta da maré alta ficaram abaixo do esperado, formando apenas lâminas de água em poucas ruas ribeirinhas.
ATUALIZAÇÃO 18h00 07/06/2017
Tábua de Maré
08/06/2017 – 01h29 – 1,00m
Nível de referência dos rios
Brusque: 10,03 (2011); 7,60 (2013); 7,86 (2017 até o momento)
Blumenau: 12,60 (2011); 10,50 (2013); 8,52 (2017 até o momento)
Nível dos Rios atualizado às 18h00
Brusque: 3,03 metros ↑
Blumenau: 6,23 metros ↓
Rio do Sul: 9,21 metros ↓
Situação das Barragens às 18h00
Barragem Ituporanga
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 5
Canal extravasor: fechado
Reservatório: 100%
Nível: 32,12 metros ↓
Barragem Taió
Comportas abertas: 2
Comportas fechadas: 5
Canal extravasor: fechado
Reservatório: 78,6%
Nível: 20,45 metros ↑