Na manhã desta quarta-feira (13), uma guarnição da Guarda ambiental que integra a Guarda Municipal encontrou um tamanduá-mirim adulto dentro de um depósito, na Rua Argentina, Bairro das Nações.
A central de operações da Guarda Municipal de Balneário Camboriú havia sido requisitada para atender uma ocorrência sobre a possível existência de um tamanduá perdido. Chegando ao local, os guardas ambientais Rodrigo Ramos Marques e Leone dos Santos Souza encontraram o animal em local de difícil acesso, porém conseguiram resgatá-lo sem maiores problemas.
Não há suspeita de tráfico ilegal de animais. De acordo com a guarnição responsável pelo atendimento, o animal deve ter saído do morro próximo e se perdido.
O tamanduá foi encaminhado para o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, localizado na BR-101, onde o animal ficou em responsabilidade da bióloga Márcia Regina Gonçalves Achutti, e da veterinária Sharon Muriel Jansen, que já esperavam pela chegada do mamífero.
A realização deste resgate foi possível graças à parceria entre a SANTUR e a Guarda Municipal, disposta 24h para auxilio social, ambiental e patrimonial.