• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Recuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana

Plantas invasoras serão retiradas para dar lugar às espécies nativas

PUBLICIDADE
restinga na Praia Brava
Divulgação

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí realizará, durante a Semana da Água, comemorada de 25 a 29 de setembro, o início de um projeto de recuperação da restinga da Praia Brava Sul, com a retirada de espécies vegetais exóticas invasoras e plantio de espécies nativas.

A ação tem como objetivo a preservação da vegetação nativa de restinga e também a conscientização da população, pois a restinga é fundamental para evitar que o mar avance em períodos de ressaca, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As principais espécies exóticas que são ameaça à biodiversidade da restinga são: Sombreiro, Agave e Mamona. Espécies exóticas como o Sombreiro apresentam copas altas e abertas que formam sombra em grandes áreas do solo. Como as espécies de dunas (restinga) precisam de luz do sol para se propagar, acabam perdendo a competição de sobrevivência com as exóticas.

A substituição da vegetação exótica pelas nativas traz vários benefícios, restabelece o equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.

A Famai esclarece que a realização da atividade está de acordo com a Instrução Normativa 43, de 03 de setembro de 2014, que regulamenta a supressão de vegetação (espécies exóticas) em áreas de preservação permanente – APP, para posterior recomposição vegetal das áreas, atendendo a legislação vigente.

Após a remoção das espécies exóticas, a Fundação, em parceria com o grupo “Plantando por ai”, realizará a recuperação da restinga com o plantio de espécies nativas.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteRecuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana
PUBLICIDADE

Últimas notícias